WHAT'S NEW?
Loading...

Projeto de geração solar no Paraná

Resultado de imagem para Projeto de geração solar no Paraná

Uma rede de estações de pesquisa em energia solar foi criada pela concessionária paranaense e pela UTFPR para analisar, monitorar e gerenciar a geração distribuída a partir de fonte de energia solar.

O projeto envolve a instalação de planta solar e equipamentos de medição em seis campi da universidade. A ideia é comparar tecnologias de geração solar e indicar as mais adequadas para instalação de usinas solares em cada região do estado

As estações solarimétricas instaladas no projeto farão parte da rede Sonda, do INPE, e vão fornecer medições da radiação solar de maior precisão no Paraná. De acordo com a Copel, a infraestrutura de pesquisa vai se somar à rede climatológica existente, o que integra as informações e cria uma mapa diferenciado do potencial paranaense para geração solar.

A primeira fase foi concluída em novembro de 2019, com a construção de uma rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar sob a coordenação do Laboratório de Energia Solar – Labens da UTFPR. A rede consiste de estações solarimétricas e módulos de avaliação instalados nos campi da universidade em Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio.

Orçado em aproximadamente R$ 6 milhões, o projeto foi selecionado em chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e propõe um arranjo inédito para levantar informações sobre a energia solar e o potencial fotovoltaico no território paranaense. Uma iniciativa pioneira e estratégica que visa fomentar a cadeia produtiva de micro e minigeração a partir de energias renováveis, buscando sua maior inserção na matriz energética paranaense e brasileira.

Cada instalação inclui estações solarimétricas, que medem com grande precisão a radiação solar, e os módulos de avaliação de diferentes tecnologias de painéis fotovoltaicos. Em seu conjunto, as redes permitem analisar a variac?a?o da radiac?a?o solar ao longo do ano nas diferentes regio?es do estado, mapeamento que, em conjunto com outras análises, indicará as tecnologias de módulos fotovoltaicos mais adequadas e vantajosas a cada regia?o, de acordo com seu microclima.