WHAT'S NEW?
Loading...

Concremat investe em ferramenta para a gestão de obras

Resultado de imagem para Concremat investe em ferramenta para a gestão de obras

Imersa em uma cultura de inovação com foco em aumento de performance, mais transparência e agilidade na comunicação de informações na gestão de obras, a Concremat está investindo no uso da plataforma digital Stant, de forma customizada, para a operação da unidade de negócio Multisites, área voltada à gestão de obras simultâneas para clientes com múltiplos pontos.

A ferramenta fornece um acompanhamento das obras, com foco na transparência de informações on time sobre serviços, qualidade da obra e planejamento em um único ambiente estruturado, funcionando como um gerenciador para as construtoras e demais agentes e clientes envolvidos nos processos.

Em campo, o colaborador pode atualizar um checklist, emitir não conformidades, incluir fotos da obra e finalizar os relatórios de avanço físico e financeiro do projeto. Tais informações são carregadas via Mobile, sendo replicadas instantaneamente em Portal Web (backend), permitindo a todos os envolvidos verificar o status das obras de forma integrada e em tempo real.

Vice-presidente de Engenharia da Concremat, Arthur Sousa ressalta que, ao promover a conectividade entre os diversos agentes envolvidos nas obras e garantir a confiabilidade das informações, a Stant trouxe também uma velocidade maior aos processos. “Tudo isso, na ponta final, gera mais valor para o cliente, uma vez que permite a ele ter uma visão clara e em tempo real do andamento das obras e dos gargalos existentes, possibilitando tomadas de decisão mais assertivas”, diz.

Arthur acrescenta que, no mundo todo, verifica-se uma tendência de mais cuidado na alocação de investimentos por parte de empresas dos mais diversos segmentos. “Desta forma, o trabalho de uma gerenciadora como a Concremat tem que servir como um embasador para o cliente, fornecendo subsídios e orientação que possibilitem a otimização da alocação de seus recursos”.

Disponível para aproximadamente 420 usuários na Concremat, a ferramenta implantou um novo modelo de operação de Multisites, adequando as responsabilidades de funções-chave e gerando aumento e capacitação do pool de parceiros. “Todo o trabalho de inovação é árduo. Por isso, passamos por um processo de mudança de cultura durante a implantação da ferramenta. Hoje, as equipes conseguem dimensionar o ganho de tempo, garantem uma melhor entrega de trabalho e criam maior controle das operações”, ressalta Alba Pires, Diretora das áreas de Multisites e Diretoria Técnica de Integração e Processos.

Além de garantir uma visão geral da obra, a tecnologia gerou a criação de protocolos nas operações através de treinamentos dos colaboradores e parceiros, possibilitando um gerenciamento e uma logística mais eficientes de obras multipontos, distribuídas em todo território nacional. “Com esse novo modelo de trabalho nos tornamos mais assertivos e ganhamos em planejamento. Melhoramos nossos resultados, mantendo a satisfação dos clientes”, reforçou Alba.

O Gerente Técnico de Multisites, Luís Leal, ressalta a importância da padronização que a ferramenta trouxe para a gestão do trabalho. “Com a Stant, os relatórios ficaram ainda mais uniformes. Além disso, estamos trabalhando em uma reformulação na aparência dos arquivos. A tendência é evoluir ainda mais o trabalho”, concluiu.

De acordo com os últimos relatórios, a ferramenta já foi utilizada na gestão de 1.620 obras e segue em projeção de aumento. “A ideia é usarmos a Stant em uma média de 85% a 90% do nosso volume anual de obras, que gira em torno de 1.500”, afirma a Coordenadora de Planejamento de Multisites, Ariana Pires.

Seguindo o ecossistema de inovação, o planejamento ainda é escalar o uso da ferramenta para as demais Unidades de Negócio, principalmente nos contratos de gerenciamento, supervisão e fiscalização.