WHAT'S NEW?
Loading...

Começam os testes decisivos do Submarino Riachuelo

Resultado de imagem para Submarino Riachuelo

O “Riachuelo”, primeiro dos quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica em construção no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), será submetido, nesta quarta-feira (21) ao teste de Imersão Estática, procedimento decisivo na avaliação de sua estabilidade no mar.

O teste, a ser realizado em área marítima próxima ao Complexo Naval de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, é o primeiro de uma série de avaliações que precederão a entrega definitiva do “Riachuelo” ao Setor Operativo - Comando da Força de Submarinos, prevista para o segundo semestre de 2020.

A imersão estática do “Riachuelo” consiste na admissão controlada da água nos tanques de lastro do submarino, até a sua imersão completa, sem utilizar sua propulsão. Desse modo, é possível aferir não apenas a estanqueidade e estabilidade do submarino quando mergulhado, mas também coletar dados sobre o volume de água que foi admitido nos tanques internos, essenciais para o conhecimento do seu deslocamento total.