WHAT'S NEW?
Loading...

Petrobras realiza simulado de segurança na Região dos Lagos

Resultado de imagem para Petrobras  Região dos Lagos

Ação visa preparar as equipes da Petrobras, os órgãos públicos e a população em situações de vazamento de óleo

A Petrobras realizou um exercício simulado de contenção e recolhimento de petróleo no litoral do município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Cerca de 120 profissionais participam do exercício cujo objetivo é preparar equipes da Petrobras, guardas marítimos, agentes da defesa civil e servidores das secretarias do Meio Ambiente dos municípios de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, além de pescadores da região. As atividades serão realizadas na Praia dos Anjos e no Saco do Cherne, em Arraial do Cabo.

Durante todo exercício, serão realizadas ações de resposta para atividades no mar e em terra, com o uso de equipamentos reais, como embarcações, redes de contenção e boias. No vazamento fictício, será simulada a limpeza de petróleo no mar e nas praias e o monitoramento da fauna.

A Petrobras investe na segurança de suas operações de forma preventiva para que não ocorram acidentes e realiza anualmente, cerca de 20 simulados deste porte, em todos os locais onde opera. Também são realizados exercícios com outros objetivos específicos, como forma de aprimorar continuamente a capacidade de resposta da companhia, testar a operação dos recursos disponíveis e medir o desempenho das equipes diante de uma situação de emergência ambiental. Além disso, o simulado contribui para capacitar as equipes, a comunidade local e os órgãos públicos, de forma que a resposta possa ser o mais eficaz possível em eventuais incidentes. As ações são monitoradas diretamente por agentes do IBAMA.