WHAT'S NEW?
Loading...

China lança o primeiro porta-helicópteros Type 075

Resultado de imagem para China Type 075

A China anunciou o lançamento de um maciço navio de assalto anfíbio em um estaleiro em Xangai na quarta-feira, marcando o rápido progresso do projeto desde que as primeiras imagens de sua construção surgiram seis meses atrás.

Resultado de imagem para China Type 075

Estima-se que o navio, chamado de Landing Helicopter Dock (LHD) da classe Type 075, tenha um deslocamento máximo de cerca de 40.000 toneladas e um comprimento de quase 250 metros. Especialistas afirmam que o Type 075 será o maior navio de assalto anfíbio do mundo, depois das classes “Wasp” e “America” da Marinha dos EUA. Um LHD é semelhante a um porta-aviões e pode transportar helicópteros para transportar tropas e equipamentos e também possui um grande ‘convés de poço’ para lançar hovercraft e pequenas embarcações para transportar pessoal e até tanques de batalha.


O Ministério da Defesa Nacional da China emitiu um comunicado vagamente redigido no lançamento do navio. Ele explicou o lançamento do navio como “uma das etapas mais importantes na construção de um navio, porque, uma vez lançado, significa que suas principais estruturas foram preparadas e o trabalho principal de todo o projeto de construção foi realizado”.

O Global Times da China informou que “o navio de assalto anfíbio é o segundo navio de guerra complexo construído pela China, depois de seu porta-aviões. O imenso design, construção e custo permitem que apenas alguns países, incluindo França e Japão, desenvolvam um navio de guerra desse tipo.”

O navio foi construído no estaleiro Hudong-Zhonghua em Xangai. O mesmo estaleiro construiu pelo menos sete navios de assalto anfíbios anteriores para a Marinha Chinesa, chamados Type 071. A classe Tipo 071 desloca mais de 20.000 toneladas. A China também está construindo um navio da mesma classe para a Tailândia.

O South China Morning Post informou na terça-feira que o primeiro lote de navios da classe Type 075 da China consistirá de três navios. Espera-se que o navio entre em serviço dentro de dois anos.

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais estima que o Type 075 seja capaz de transportar até 30 helicópteros, e que é destinado a transporte de tropas e funções de ataque. Seu tamanho muito maior, comparado ao Type 071, dará à China a capacidade de projetar maior poder ofensivo no disputado Mar da China Meridional e até operações contra Taiwan.

Além disso, um navio como o Type 075 será útil para missões humanitárias após desastres semelhantes ao tsunami na Ásia de 2004 e erupções vulcânicas.

A resposta da China ao tsunami de 2004 foi considerada ineficaz, em comparação com a resposta dos EUA, Japão e Índia à crise na Indonésia, Tailândia, Sri Lanka e Maldivas. Com informações de The Week.