WHAT'S NEW?
Loading...

Governo estuda privatização da Petrobras, diz ministro

Imagem relacionada

O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) afirmou nesta última quarta-feira (21) que a privatização da Petrobras passará por estudos. Ele foi questionado por jornalistas após reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico relatar que o governo quer vender a estatal ainda este ano.

As ações da empresa subiram quase 6% após a informação.“O governo faz estudos e trabalha de maneira objetiva. […] A Petrobras como um todo ainda passará por estudos da equipe do PPI [Programa de Parcerias de Investimentos], do Ministério de Minas e Energia, do próprio BNDES. Por tudo que ela significa, será feito algo muito criterioso como tem sido as ações de desestatização ou de privatizações do governo Bolsonaro”, disse.

Perguntado sobre prazos, Onyx afirmou que “aquilo que é adequado e possível está sendo feito”. “Não temos uma definição. Muito provavelmente nós vamos continuar da forma que nós estamos indo”, disse em referência à política de empresa de diminuir sua atuação em outras áreas para ampliar o investimento na exploração de petróleo e gás.Até o momento, o governo vendeu quatro subsidiárias da empresa: a BR Distribuidora, a TAG (Transportadora Associada de Gás), a NTS (Nova Transportadora do Sudeste), a refinaria de Pasadena e distribuidoras de derivados de petróleo no Paraguai.

As operações somaram R$ 46,7 bilhões. Ainda neste ano, a empresa pretende concluir a venda da Liquigás, subsidiária do ramo de engarrafamento, distribuição e comercialização de botijão de gás.