WHAT'S NEW?
Loading...

Qatar Petroleum e Chevron Phillips Chemical assinam acordo mega petroquímica nos EUA

Resultado de imagem para Qatar Petroleum e Chevron Phillips Chemical

A Qatar Petroleum assinou um contrato com a Chevron Phillips Chemical Company LLC para desenvolver um novo projeto petroquímico de escala mundial na região da Costa do Golfo dos Estados Unidos da América.

A assinatura ocorreu na Casa Branca, na presença de Sua Alteza o Xeque Tamim bin Hamad Al Thani, o emir do Estado do Catar, e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O acordo foi assinado por sua Excelência Saad Sherida Al-Kaabi, o Ministro de Estado para Assuntos Energéticos, o Presidente e CEO da Qatar Petroleum, e por Mark E. Lashier, Presidente e CEO da Chevron Phillips Chemical.

Com um custo estimado de US $ 8 bilhões, o Projeto US Gulf II Petrochemical II (USGC II) incluirá um cracker de etileno com capacidade de 2 milhões de toneladas por ano, tornando-se o maior cracker do mundo e duas unidades de polietileno de alta densidade. com uma capacidade de um milhão de toneladas por ano cada. O complexo será localizado na região da Costa do Golfo dos EUA, onde há acesso direto a quantidades significativas de etano produzidas pelas bacias de xisto dos EUA, incluindo a prolífica Bacia do Permiano.

De acordo com o contrato, a Qatar Petroleum deterá uma participação de 49% no projeto USGC II, enquanto a Chevron Phillips Chemical será proprietária dos 51% restantes e fornecerá gerenciamento e supervisão do projeto e será responsável pela operação e gerenciamento das instalações.

Sua Excelência o Sr. Saad Sherida Al-Kaabi saudou a assinatura do acordo e disse: “Este é o segundo acordo do gênero em tantas semanas, com nossa parceira confiável, a Chevron Phillips Chemical, para consolidar ainda mais a forte parceria entre nossas duas empresas. e para complementar a carteira internacional da Qatar Petroleum nos Estados Unidos, que é uma área central de crescimento para nós, pois acreditamos que ela tem grandes perspectivas e oportunidades de crescimento. ”

“Este importante projeto ajudará a atender a crescente demanda global pelo mercado de petroquímicos. Também mostra o momento da estratégia de crescimento internacional da Qatar Petroleum, que adotou medidas robustas em várias atividades de upstream e downstream em muitas partes do mundo ”, concluiu o ministro Al-Kaabi.

Por sua vez, o Sr. Mark Lashier, presidente e CEO da Chevron Phillips Chemical, disse que “a Qatar Petroleum já é uma excelente parceira da Chevron Phillips Chemical em empreendimentos petroquímicos no Catar e esperamos expandir nosso relacionamento nos Estados Unidos procurar desenvolver uma nova instalação petroquímica ao longo da Costa do Golfo dos EUA. A solidez financeira da Qatar Petroleum, seu compromisso com a segurança como um valor central e a crença compartilhada em nossa estratégia de construir instalações localizadas próximas a matérias-primas competitivas fazem dessa uma relação ideal ”, conclui Sr. Mark Lashier.

A adjudicação de contratos de engenharia, aprovisionamento e construção (EPC) para o projeto USGC II está atualmente planejada para 2021, com o objetivo de iniciar as novas instalações em 2024.

Em junho de 2019, a Qatar Petroleum anunciou uma joint venture com a Chevron Phillips Chemical para buscar uma planta petroquímica de escala mundial no Qatar na cidade industrial de Ras Laffan com uma capacidade nominal de 1,9 milhão de toneladas de eteno por ano, tornando-se o maior cracker de etano em o Oriente Médio e um dos maiores do mundo.