WHAT'S NEW?
Loading...

SISTAC recebe reconhecimento do IMCA para mergulho raso offshore

Resultado de imagem para SISTAC recebe reconhecimento do IMCA para mergulho raso offshore

Certificação coloca empresa como a primeira da América do Sul a adotar as melhores práticas internacionais de mergulho raso offshore regidas pela associação.

A SISTAC recebeu nesta semana a confirmação de sua filiação ao IMCA (International Maritime Construction Association) para operações de mergulho raso offshore. A empresa torna-se a primeira prestadora de serviço a receber esta certificação para o mergulho profissional na América do Sul.

O processo de conquista da certificação incluiu investimentos em equipamentos específicos, intensa carga de treinamentos — inclusive internacionais —, revisões de procedimentos operacionais, inclusão de barreiras operacionais de segurança, reestruturação de equipes, entre outras iniciativas. Com este selo, a companhia está credenciada a realizar qualquer tipo de operação de mergulho raso seguindo as orientações e melhores práticas internacionais recomendadas pela associação. “Este reconhecimento coloca as nossas operações em uma outra liga do mergulho mundial, traduzida em operações mais seguras, planejadas e está alinhado com o nosso Caminho Estratégico de contribuir para que as atividades de nossos clientes sejam mais eficientes”, explica o Diretor Comercial e de Novos Negócios, Marcos Passos.

A certificação preenche uma lacuna no segmento de prestação de serviço de mergulho na indústria de Óleo & Gás brasileira, atendendo às exigências de grande parte das empresas estrangeiras - IOC’s (international oil company) -, que pedem globalmente que os operações de mergulho sejam IMCA. “A SISTAC anteviu essa necessidade e já seguia as práticas do IMCA. Agora, com a certificação, surge a oportunidade de elevarmos o patamar das operações de mergulho profissional no Brasil alinhando-as às melhores práticas internacionais. Nos sentimos responsáveis e felizes por promovermos essa evolução em nossa indústria”, comenta o CEO da SISTAC, Felipe Gutterres.

A SISTAC nasceu em 1995, no Rio de Janeiro, e é líder mundial em soluções integradas em inspeção, manutenção e reparo (IMR) offshore na indústria de óleo e gás. A empresa iniciou sua operação oferecendo soluções de escalada industrial, e em três anos já ampliava o leque de serviços por demanda dos próprios clientes, inserindo, então, em sua expertise o mergulho profissional. Hoje, a companhia presta serviços em IMR, embarcações, mergulho profissional raso e profundo, escalada, pull-in e pull-out e ROV (Veículos Submarinos Operados Remotamente).

O pioneirismo em inserir novas atividades fez com que a SISTAC criasse segmentos dentro do mercado offshore, entre eles de embarcações especializadas em mergulho. Em 2012, a empresa colocou em operação a primeira embarcação brasileira, o SISTAC Esperança. A estrutura é um barco de apoio especializado em mergulho profissional raso para armazenar suprimentos e profissionais que podem ficar meses a bordo dependendo da necessidade do serviço. Atualmente são 16 embarcações contratadas, sendo que deste total sete são de propriedade da companhia em operações de norte a sul da costa brasileira.

Desde 2016, na contramão da recessão da economia brasileira, a SISTAC passou a ter um quadro de 1 mil funcionários e aumentou de 120 para 420 mergulhadores. São mais de 2 milhões de horas e mergulho, 600 mil horas de escalada e 140 mil horas de treinamento. | www.sistac.com.br