WHAT'S NEW?
Loading...

Fórum em Brasília debate conjuntura da infraestrutura no Brasil

Resultado de imagem para infraestrutura no Brasil

Na próxima terça (21) e quarta-feira (22), acontece em Brasília (DF) o Abdib Fórum 2019 – Estratégias para a retomada da Infraestrutura, que discutirá as principais estratégias dos três Poderes para o desenvolvimento e retomada da infraestrutura no Brasil.

O fórum é o maior evento da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e, nesta edição, conta com o apoio da Aliança Navegação e Logística.

Nos dois dias de evento, serão mais de 15 horas de conteúdo, envolvendo temas como programas de concessões, Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Infraestrutura, as garantias e a importância da segurança jurídica para o financiamento dos projetos, além da presença de agentes públicos e integrantes da iniciativa privada.

Durante o evento, será realizado, por exemplo, um painel sobre as transformações nos modelos de financiamento dos projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos.

Entre os pontos abordados estão a questão do fortalecimento dos mecanismos de garantias para os investimentos e da segurança jurídica.

Também será tratada a questão do planejamento de longo prazo, desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Competitividade, produtividade, reformas com a da

Previdência e comércio exterior estão na programação, assim como os programas de concessões e de parcerias público-privadas.

Segundo a Abdib, o Brasil investiu, em média, 1,7% do Produto Interno Bruto em infraestrutura nos últimos três anos e não mais que 2,5% em média, nos últimos 15 anos.

Para eliminar os gargalos que reduzem a produtividade e impedem o crescimento seria necessário investir 4,3% do PIB por dez anos seguidos.

Já confirmaram presença: Davi Alcolumbre, presidente do Senado; Rodrigo Maia, presidente da Câmara; Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal; Tarcísio de Freitas, ministro de Infraestrutura e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.

Mark Juzwiak, diretor de assuntos institucionais da Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística, será um dos debatedores do painel “Planejamento de longo prazo, desenvolvimento sustentável e meio ambiente”, que acontece no primeiro dia, com a participação dos ministros de Meio Ambiente, Ricardo Salles; de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; do secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Diogo Mac Cord de Faria; do secretário especial do PPI, Adalberto Vasconcelos, e do diretor de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Ricardo Medeiros.