WHAT'S NEW?
Loading...

Concluída obra da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu


A OEC – Odebrecht Engenharia & Construção anunciou a conclusão da construção da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, localizada entre os municípios de Capanema e Capitão Leonidas Marques, no sudoeste do Paraná. O empreendimento, um investimento de R$ 2 bilhões, tem capacidade instalada de 350,20 MW.

A construção da usina, iniciada em julho de 2013, é um contrato da OEC com o Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, formado pela Geração Céu Azul, do Grupo Neoenergia, e a Copel.

O empreendimento utiliza a tecnologia “usina a fio d’água”. Possui três turbinas tipo Kaplan e serão movidas pela vazão natural do rio.

A UHE Baixo Iguaçu é composta pelas seguintes estruturas:

– Barragem de enrocamento com núcleo de argila, no leito do rio Iguaçu e sobre a margem direita, permitindo a formação do reservatório de água;

– Circuito de adução e geração (canal de adução, conjunto tomada d´água/casa de força e suas turbinas e canal de fuga), junto à margem esquerda;

– Vertedouro, posicionado no leito do rio, entre a barragem e o canal de adução.

O vertedouro, localizado entre barragem e o canal de adução, na margem esquerda do rio, possui vazão de 53.585 m3/s com comportas tipo segmento e é uma estrutura de concreto. Nele ficam posicionadas 16 comportas para permitir a passagem das águas das cheias e das que não passarem pelas turbinas. Possui uma extensão de 480 metros.

“Ficamos honrados em concluir esse importante projeto que irá contribuir com a matriz energética brasileira de forma limpa e sustentável, fundamental para o desenvolvimento da economia do país”, afirmou o diretor de contratos da OEC, Luis Fernando Rahuan.