WHAT'S NEW?
Loading...

Alemanha cria rodovia “elétrica” para recarregar caminhões em movimento

Resultado de imagem para Alemanha cria rodovia “elétrica” para recarregar caminhões em movimento

A inspiração são as linhas de trens elétricos da Europa. O objetivo é facilitar a vida dos caminhoneiros que adotarem veículos movidos à eletricidade. Desde dezembro de 2018, a Alemanha está testando uma espécie de  rodovia “elétrica”. Por meio de um sistema de cabos, que carregam uma corrente de 670 volts, os caminhões se recarregam enquanto estão em movimento.

Os cabos se estendem por cerca de 9,5 km, em uma estrada próxima a Frankfurt. O projeto,uma parceria do governo alemão com a Siemens, recebeu o nome simpático de Elisa (sigla para “tráfego pesado eletrificado inovador na Autobahn” – sistema rodoviário alemão).

Assista no vídeo abaixo o funcionamento da rodovia “elétrica”.


Para se conectarem aos cabos, os caminhões elétricos contam com hastes condutoras chamadas de pantógrafos, adicionados ao topo da cabine. Essas estruturas permitem que os motoristas virem para esquerda ou para direita sem perder a conexão. Para que o sistema funcione, os veículos devem estar a menos de 90 km/h. No momento em que os caminhões voltam à estrada “normal”, o motor híbrido é acionado e o caminhão passa a ser movido por combustíveis tradicionais.

Segundo a Siemens, o sistema torna possível para um caminhão de 40 toneladas economizar US$ 22 mil a cada 100 mil quilômetros rodados. O governo alemão investiu US$ 14 milhões na estrada “elétrica”. Para desenvolver caminhões híbridos, as empresas Scania e Volkswagen gastaram US$ 77 milhões.

Até 2022, os órgãos oficiais avaliarão os resultados, para depois decidir se o sistema será ou não expandido para outras rodovias do país. O Ministério dos Transportes alemão divulgou um estudo dizendo que 80% dos transportes em Terra deverão se tornar elétricos nos próximos anos.