WHAT'S NEW?
Loading...

Presidente da Petrobras afirma que Companhia venderá metade das refinarias que possui; RLAM e RNEST já estão sendo vendidas

Resultado de imagem para refinaria petrobras noticias trecho

O que está em jogo

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco pretende vender participações integrais em refinarias e acredita ser possível reduzir para 50% a parcela da companhia na capacidade nacional de refino. É uma meta inédita, que significa ampliar consideravelmente o programa de venda de ativos do segmento de refino. O executivo conversou na quinta à noite, 14/02, com Miriam Leitão, na GloboNews.

A redução da participação da Petrobras na capacidade nacional de refino é apontada como uma das condições para atrair investimento privado para o setor. Outra, é garantia para os investidores que eles não serão prejudicados por ingerências na formação de preços da Petrobras, que causem distorções no mercado. Castello Branco mostra que está alinhado com a visão liberal, ao menos, do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

O que a Petrobras já tentou vender? 

Na gestão anterior, de Pedro Parente e Ivan Monteiro, o plano era atrair sócio para concluir a refinaria do Comperj e vender 60% de das refinarias Rlam e Rnest (polo Nordeste) e Refap e Repar (polo Sul) – participações nessas quatro refinarias correspondem a 36% da capacidade nacional de refino.