WHAT'S NEW?
Loading...

Produção de óleo e gás no Brasil sofre queda em novembro

Resultado de imagem para óleo e gas

A realização de manutenções em plataformas da Petrobrás foi decisiva para a queda na produção nacional de óleo e gás no Brasil em novembro. Um novo balanço divulgado na última quinta-feira (3) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) indica que foram produzidos 3,274 milhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás) por dia durante aquele mês. O volume é 2,3% menor na comparação com outubro.

A agência explicou que o recuo foi reflexo das paradas para manutenção no FPSO Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá (Bacia de Santos); e nas plataformas P-18 e P-37, no campo de Marlim (Bacia de Campos).

Dessa forma, a produção de petróleo registrada em novembro ficou em 2,567 milhões de barris de petróleo por dia, uma diminuição de 1,8% na comparação com o mês anterior. Já o gás natural ficou no patamar de 112 milhões de m³ de gás natural por dia, queda de 4% usando a mesma base de comparação.

No pré-sal, como era de se esperar em virtude da parada do FPSO Cidade de Ilhabela, a produção fechou o mês com recuo de 1,3%, totalizando 1,8 milhão de barris de óleo equivalente por dia. A participação do pré-sal na produção total nacional em novembro foi de 55,5%. O navio-plataforma Cidade de Maricá, no campo de Lula, produziu 150,6 mil barris diários e foi a instalação com maior produção de petróleo durante o mês.