WHAT'S NEW?
Loading...

Limpeza dos equipamentos industriais deve ser periódica nas empresas

Resultado de imagem para Limpeza dos equipamentos industriais deve ser periódica nas empresas

Como todos os utensílios utilizados diariamente precisam ser devidamente limpos para depois reutilizados, com os equipamentos industriais não é diferente. Para garantir sua vida útil, bem como a qualidade do que é produzido por intermédio deles, a higiene é indispensável, desde que realizada da maneira correta. Deixar de lado a preocupação com a segurança ou então buscar soluções com ferramentas ou substâncias inadequadas pode trazer sérias consequências desagradáveis. Por isso, é preciso investir em treinamento dos profissionais que realizarão esse serviço, oferecendo a eles os recursos certos para não danificar as máquinas, bem como as devidas orientações de segurança. Ao invés de transtornos, a ideia é tornar a produção ainda mais produtiva, a partir de um cronograma de limpeza dos equipamentos industriais.

É necessário que os profissionais que farão a limpeza dos equipamentos industriais adotem determinadas medidas preventivas para evitar acidentes, sendo a primeira delas obedecer aos procedimentos de isolamento de eletricidade. Conhecer bem o equipamento é essencial para saber quais os cuidados que ele exige. Consultar o manual de instruções também pode ser interessante, pois nele contém alertas de perigos não aparentes. Depois de definir as medidas de segurança, é importante se certificar de que os itens adquiridos para realizar a limpeza são realmente apropriados para essa finalidade.

Dentro da empresa, antes de começar a realizar a limpeza dos equipamentos industriais, é de extrema importância comunicar todos os empregados que utilizam eles, bem como que as fontes de energia ao redor serão isoladas e interrompidas temporariamente. Assim, ele consegue se organizar e programar a retomada do serviço sem que haja um acúmulo de tarefas posteriormente. Esse também é um procedimento padrão para que não aconteça nenhum acidente com esses colaboradores por conta da desinformação. Após a finalização, eles devem ser comunicados da mesma forma para que possam retomar as atividades normalmente.

O reconhecimento da necessidade de limpeza dos equipamentos industriais pode partir não só dos gestores como também dos funcionários. É importante, porém, que este alerta seja realizado antes do item apresentar falhas que impossibilitem a execução do serviço imediatamente. Como o processo de limpeza pode ser demorado, a ideia é que ele seja feito com data previamente agendada, remanejando os empregados a outros setores de forma organizada. Simplesmente interromper o serviço pode implicar na perda da produção, o que não é interessante do ponto de vista econômico. Além de afetar as funções internas, dependendo da proporção pode interferir no prazo de entrega ou mesmo na qualidade do que é entregue ao cliente, ponto que merece atenção.

Segundo a Weinberger , fabricante de escovas de limpeza , atualmente existem modelos de escovas disponíveis no mercado com foco na indústria. "Criadas com o objetivo de realizar a devida limpeza dos equipamentos industriais, elas têm características próprias que facilitam o trabalho do operador, garantindo segurança e praticidade", afirma. Processos de higiene realizados dentro da devida periodicidade e com os utensílios próprios evita o desperdício de tempo e matéria-prima, sem contar no aumento da vida útil, proporcionando um trabalho de qualidade.