WHAT'S NEW?
Loading...

Com plataformas de petróleo, investimento cresce 1,7% em novembro

Resultado de imagem para Com plataformas de petróleo, investimento cresce 1,7% em novembro

Com influência da importação de plataformas de petróleo, o investimento cresceu 1,7% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, segundo o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). O avanço interrompeu uma sequência de três baixas na comparação mensal, período em que os investimentos acumularam perda de 3,6%.

Sem incluir o “efeito” da importação das plataformas, no entanto, a FBCF teria recuado 2,3% em relação ao mês anterior, calcula o Ipea.

Os dados do consumo aparente de máquinas de equipamentos – a produção interna sem as exportações e acrescida das importações – evidenciam esse movimento. O avanço desta cifra foi de 8,7% em novembro ante outubro, repetindo o que já havia ocorrido nos meses de fevereiro, julho e agosto por conta das mudanças na tributação no regime aduaneiro Repetro.

Só as importações de máquinas e equipamentos cresceram 91,9% ante outubro e 174,5% na comparação com novembro de 2018.

O indicador do Ipea mostra também que o investimento da construção civil recuou 1,6% entre outubro e novembro, a segunda baixa consecutiva na série dessazonalizada. Com isso, a construção caiu 0,5% no trimestre móvel terminado em novembro ante o período imediatamente anterior.

O Ipea ainda destaca que o terceiro componente da FBCF, chamado de outros ativos fixos, apresentou queda de 1,7% em novembro ante outubro.