WHAT'S NEW?
Loading...

Obra do canal de acesso ao Vard Promar será retomada

Resultado de imagem para Obra do canal de acesso ao Vard Promar

As obras de dragagem do canal de acesso ao estaleiro Vard Promar, paralisadas desde abril por problemas técnicos, serão retomadas em até 20 dias e a previsão é que seja concluída em fevereiro de 2019. Com as obras o canal terá profundidade de 9 metros e extensão de cerca de 1.000 metros, o que permitirá acesso de navios petroleiros e de minérios, colocando o Porto de Suape dentro dos padrões internacionais.

O resíduos retirados do fundo do mar serão depositados na ilha de Cocaia e serão usados para terraplanar o local, afim de diminuir os custos, onde será construído o Terminal de Minérios. A dragagem está com todas a licenças ambientais e de operação em dia e segue todas as diretrizes dos órgãos de controle. Está previsto, mas ainda não especificado quando, outra dragagem para aprofundar para o calado para 11 metros, o que aumentará a capacidade do estaleiro de fazer reparos em embarcações maiores.

Benefícios das obras

“A retomada dos serviços é de fundamental importância para o Vard Promar e para Suape. O estaleiro está concorrendo no processo licitatório da Marinha para construir as quatro corvetas e essa obra, sem dúvida, pode ajudar nesse processo de escolha, uma vez que deixa o estaleiro ainda mais competitivo”, afirmou Carlos Vilar, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.
Vilar afirmou ainda que até o início de 2019 espera licitar outra obra de dragagem. “Vamos dragar o porto interno, aumentando a profundidade dos cais 1, 2, 3, 4 e 5 para -15,5 metros, além da bacia de evolução. O projeto executivo está em processo de conclusão e faremos a obra com recursos próprios”, concluiu o presidente.