WHAT'S NEW?
Loading...

Exxon busca vender fatia em gigante campo de petróleo Azeri, dizem fontes

Resultado de imagem para exxonmobil

A Exxon Mobil procura vender sua participação no maior campo petrolífero do Azerbaijão, que já foi apelidado de “contrato do século”, em um momento em que a gigante norte-americana de petróleo e gás reorganiza suas operações globais, disseram fontes da indústria e de bancos.

A Exxon espera levantar até 2 bilhões de dólares com a venda de seus 6,8 por cento no campo Azeri-Chirag-Gunashli (ACG), no Mar Cáspio, de acordo com as fontes.

A porta-voz da Exxon, Julie King, se recusou a comentar, dizendo que “não comentamos rumores de mercado ou especulações”. A estatal de petróleo do Azerbaijão, Socar, não estava imediatamente disponível para comentar.

A venda marcaria o final de uma jornada de 25 anos. A Exxon estava entre as cinco empresas de petróleo dos EUA que ajudaram a criar a atual indústria petrolífera do Azerbaijão logo após o colapso da União Soviética e a assinatura do acordo em 1994.

O acordo foi apelidado pelo Azerbaijão e parceiros como o “contrato do século” graças às grandes reservas do campo e às esperanças de futuras descobertas importantes que ajudariam a Europa a se diversificar do petróleo e do gás russo.