WHAT'S NEW?
Loading...

Conteúdo Local: ANP quer concluir análise de aditivos até março

Resultado de imagem para Conteúdo Local: ANP quer concluir análise de aditivos até março

A ANP vai virar o ano com 53 pedidos de redução de conteúdo local pendentes. A agência publicou nesta  última quinta-feira (27) os termos aditivos de mais 89 contratos de exploração e produção. Do total de 285 pedidos, 232 foram analisados pela agência. A meta é concluir todo o processo de flexibilização do conteúdo local dos contratos vigentes antes do carnaval.

Mais conteúdo local

Ficou para 2019 a decisão sobre o edital de bonificações do Pedefor, que pode gerar 5,5 bilhões de Unidades de Conteúdo Local (UCLs) em encomendas novas para a indústria e os estaleiros nacionais. A proposta seria decidida na última reunião do Comitê Diretivo do Programa, que aconteceu no dia 14 de dezembro, mas uma manobra de última hora levou a decisão para o ano que vem.

E vai ter Pedefor?

O fim do Mdic, coordenador do Pedefor, coloca em dúvida a existência do programa no próximo governo. Pelos corredores da agência o que se diz é que seria uma pena perder todo trabalho feito até agora, sobretudo para a bonificação do conteúdo local.

E vai ter conteúdo local?

Em novembro, em evento com associações industriais, Paulo Guedes afirmou que “temos de abrir mão de privilégios setoriais para termos políticas horizontais. As políticas setoriais adotadas pelos últimos presidentes não deram certo, e chegamos aonde estamos. Não dá mais para ter “amigos do rei”, porque isso destrói a cadeia produtiva. Conteúdo local precisa ter competitividade para que possamos captar uma parte dos investimentos que virão sobretudo em infraestrutura.”

Interlocução

O futuro ministro da Economia também afirmou que ele próprio será o interlocutor da industria com o governo, em resposta às manifestações de setores da indústria, preocupados com o fim do Mdic. Dentro do Ministério da Economia, o setor ganhará a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, coordenada por Carlos Alexandre da Costa. Igor Calvet foi anunciado como secretário-adjunto.