WHAT'S NEW?
Loading...

Porto do Açu assina acordo de cooperação com o Porto de Houston


A Porto do Açu Operações, subsidiária da Prumo Logística que opera e administra o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), assinou um acordo de cooperação com o Porto de Houston, localizado no estado norte-americano do Texas, com o objetivo de viabiliza a sinergia comercial entre os dois complexos portuários.

O Porto de Houston conta com 40 km de extensão e apresenta cerca de 200 terminais industriais privados e públicos. Trata-se de um dos portos mais importantes dos Estados Unidos, e o número um em importações e em tonelagem de exportação. Por ano, mais de 247 milhões de toneladas de carga passam por ele, transportadas por mais de 8.200 embarcações e 215.000 barcaças.
“Açu e Houston têm perfis similares e podem aproveitar suas redes de parceiros para promover negócios entre o mercado americano e o brasileiro. Essa troca aumentará a exposição do Porto do Açu e irá gerar novas oportunidades e a criação de novas rotas, principalmente envolvendo operações com contêineres, que é o ponto forte do novo parceiro. Outro ponto importante é o volume movimentado pelo Porto de Houston associado ao setor de Petróleo e Gás, que também é uma vocação do complexo do Açu”, analisa Tadeu Fraga, CEO da Porto do Açu Operações.

“Como o setor de Petróleo e Gás é um dos principais impulsionadores das relações comerciais entre o Porto de Houston e o Brasil, a parceria com o Porto do Açu beneficiará os dois portos, tendo em vista que o Açu é referência e tem vocação natural para atender essa indústria. O foco inicial será em oportunidades comerciais relacionadas a importação e exportação de cargas, em granel ou contêiner, também atendendo a indústria offshore”, diz John Moseley, diretor Comercial do Porto de Houston.

Além da parceria entre os dois portos, o acordo também cria novas oportunidades com o Porto de Antuérpia, na Bélgica, que junto com o Grupo Prumo é um dos acionistas da Porto do Açu Operações. “Essa nova parceria vai criar um triângulo comercial e logístico no Atlântico a ser explorado pelos três portos, já que o Porto de Antuérpia também possui um acordo com o Porto de Houston desde 2014. Nossa expectativa é que, muito em breve, novos negócios sejam gerados, frutos dessa sinergia”, comenta Fraga.