WHAT'S NEW?
Loading...

Copel consegue financiamento de milhões


Imagem relacionada

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 619,4 milhões para a construção de sistema de transmissão e 13 parques eólicos nos municípios de Pedra Grande e São Bento do Norte, no Rio Grande do Norte. O recursos serão embolsados pela Cutia Empreendimentos Eólicos, que faz parte do grupo Copel. Ao todo, os empreendimentos terão capacidade de geração instalada de 312,9 MW, o suficiente para abastecer cerca de 570 mil residências.

Sete desses parques eólicos vão compor o Complexo de Cutia, que terá 86 aerogeradores, com capacidade instalada de 180,6 MW e previsão de entrar em operação comercial plena até janeiro de 2019. Os demais farão parte do Complexo de Bento Miguel, com 63 aerogeradores e capacidade instalada de 132,3 MW. Este empreendimento também deve estar em fase operacional a partir de janeiro do ano que vem.

O financiamento liberado pelo BNDES corresponde a 30% do investimento total nos projetos, que receberão mais de R$ 2 bilhões em recursos. A expectativa é de que sejam criados 710 empregos diretos durantes as obras. Os dois complexos compartilharão uma subestação coletora e uma linha de transmissão com 32 km de extensão, conectada à subestação Touros, de propriedade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).