WHAT'S NEW?
Loading...

Consumo de gás pela indústria atinge novo índice histórico

Resultado de imagem para consumo de gás indústria

Um novo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) indica que o consumo de gás natural na indústria em agosto foi de 30,3 milhões de metros cúbicos diários – o maior já registrado na série histórica da entidade, que começou em 1998. Além disso, o volume ultrapassou o patamar dos 30 milhões de metros cúbicos por dia pela primeira vez após 38 meses.

“Isso se deve à gradual retomada da economia depois de anos de recessão e, também, ao fato de a indústria cada vez mais apostar  no gás natural como fonte energética limpa, eficiente e mais segura do ponto de vista logístico”, explica o presidente executivo da associação, Augusto Salomon. A última vez que a casa dos 30 milhões de metros cúbicos diários havia sido alcançada foi em abril de 2015.

Os números da indústria de agosto representam crescimento em todos os indicadores: na comparação com julho deste ano, a alta é de 3,5%; no acumulado do ano, o índice evoluiu 4,6% em relação à média dos oito meses iniciais de 2017. Ante agosto de 2017, o avanço é de 7%.

O consumo total de gás em agosto foi 72,17 milhões de metros cúbicos/dia, uma redução de 1,7% quando comparado a julho. Porém, o acumulado de 2018 chegou a  64,16 milhões de metros cúbicos/dia, crescimento é de 4,3% em relação ao mesmo intervalo de 2017. O número de consumidores de gás natural já ultrapassa mais de 3,4 milhões no Brasil, uma elevação de 7% ante 2017.