WHAT'S NEW?
Loading...

Presidente da Petrobras diz que Fafen não deve passar por processo de hibernação

Resultado de imagem para Fábrica de Fertilizantes (Fafen) sergipe

O presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, confirmou na última sexta-feira (21) que a Fábrica de Fertilizantes (Fafen) não deverá passar por um processo de hibernação.

Segundo o presidente, ele estará em Sergipe na primeira semana de outubro para estudar alternativas para um projeto de viabilidade da fábrica. O anúncio foi feito durante uma reunião com técnicos do Governo do Estado e com o ex-governador Albano Franco, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Entenda o Caso

No dia 19 de março de 2018 o presidente da Petrobras, Pedro Parente comunicou ao então governador de Sergipe, Jackson Barreto (MDB), o fechamento, ainda neste ano, da Fafen.

Na ocasião, a assessoria de comunicação da Petrobras disse que a empresa já havia anunciado em setembro de 2016 que sairia do setor de fertilizantes. A fábrica deixará de produzir, mas terá todos os seus equipamentos mantidos e conservados. A companhia alega que em 2017, a unidade apresentou um resultado negativo de cerca de R$ 600 milhões.

No último dia 18 de julho, a Adema fez uma fiscalização na Fafen. Por força de uma ordem judicial foi possível a inspeção que tinha como um dos objetivos cobrar da fábrica o plano de fechamento. Durante a fiscalização, a Adema notificou a Fafen, agendou nova reunião para o fim do mês e recomendou que o ideal era a apresentação do plano de encerramento até o início de agosto.

No final de julho, representantes da Adema e da Fafen se reuniram para discutir como seria o plano de fechamento da fábrica. Segundo o presidente da Adema, Gilvan Dias, eram esperados relatórios relacionados ao processo de encerramento da empresa, mas nada foi apresentado. Em nota, a Petrobras informou que as unidades funcionam de acordo com as condições exigidas pelos órgãos ambientais e que, no caso de um eventual fechamento da Fafen, as normas da licença de operação da Adema serão cumpridas