WHAT'S NEW?
Loading...

GE fornece motogeradores para planta inovadora de biogás no Brasil

Resultado de imagem para ge power motogerador

A GE fornecerá sete motogeradores Jenbacher modelo J620 para a unidade de biogás Bonfim da Raízen, localizada em Guariba, no interior do estado de São Paulo.

A planta será a primeira do mundo em escala comercial a utilizar a tecnologia de conversão da torta de filtro e a vinhaça em biogás. A torta de filtro é o nome dado às impurezas restantes da filtração do caldo extraído da cana de açúcar, enquanto a vinhaça é o resíduo da destilação do caldo de cana de açúcar fermentado para a obtenção do etanol.

Os motogeradores da Jenbacher serão responsáveis por transformar o biogás em 21 MW de energia elétrica. “Estamos muito felizes e orgulhosos em ter os motogeradores Jenbacher escolhidos para mais uma uma planta de energia elétrica que usa resíduos industriais para criar uma matriz energética mais limpa”, explica Rickard Schäfer, líder de vendas da divisão de Distributed Power da GE Power para o Brasil. “Sem dúvida, essa projeto pioneiro com a Raízen e a Geo Energética mostra como a tecnologia e a inovação podem contribuir para soluções mais sustentáveis e renováveis no setor energético”, completa.

Como funciona o processo de transformação

Por meio de dutos e esteiras, a vinhaça e a torta de filtro alimentam os biodigestores. Quando estes resíduos entram nos biodigestores, a matéria orgânica presente nesses resíduos é transformada em biogás pela ação de bactérias anaeróbicas. O gás produzido vai para a superfície dos biodigestores e é levado por dutos até o motogeradores Jenbacher, onde o biogás será queimado gerando energia elétrica e térmica.

Uma vez purificado, o biogás apresenta as mesmas características que o gás natural e pode também ser usado na forma de biometano produzindo um combustível menos poluente, se comparado ao diesel, com 96% menos emissões de CO2 na atmosfera.

Os motores Jenbacher tem mais que 160MW de potência vendidos para geração a partir de biogás de aterros sanitários no Brasil, como é o caso da Usina Termoverde Caieiras, a maior termoeletrica do Brasil movida do gás de aterro sanitário com 29.5 MW potência instalada. Além da ETE Belém localizada em Paraná, na qual a CS Bioenergia (JV entre Cattalini e Sanepar) implantou uma usina pioneira, e a primeira no Brasil, produzindo energia elétrica e térmica com os motogeradores Jenbacher a partir de uma combinação entre resíduos orgânicos e lodo de esgoto.

Sobre a GE Power - A GE Power é líder mundial no setor de energia, fornecendo equipamentos, soluções e serviços da geração ao consumo. Operando em mais de 180 países, nossa tecnologia produz um terço de toda a energia gerada no mundo, equipa 90% das concessionárias de energia em todo o mundo, e nosso software gerencia mais de 40% da energia do mundo. Por meio de inovação e de parceria contínua com nossos clientes, estamos desenvolvendo tecnologias para o futuro e melhorando as redes de energia das quais dependemos hoje. Para mais informações, visite www.ge.com/power e siga a GE Power no Twitter e no LinkedIn.