WHAT'S NEW?
Loading...

Firjan realiza 3º Seminário Gestão, Inovação e Mercado nesta terça-feira

Resultado de imagem para Firjan realiza 3º Seminário Gestão, Inovação e Mercado nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (11) acontece em Campos , o “Seminário Gestão, Inovação e Mercado na Indústria na região Norte Fluminense”. O evento gratuito vai até esta quarta-feira (12) e é uma parceria entre a Firjan e o Grupo Metal Mecânico do estado do RJ. Durante o seminário serão discutidos temas relevantes para a indústria, além da apresentação de iniciativas de sucesso.

Industriais de todo o estado e grandes empresas como Andrade Gutierrez e Ocyan estarão presentes para trocar experiências sobre estratégias e práticas relacionadas à gestão empresarial, inovação e mercado.

Esta é a terceira edição do evento que já foi realizado na capital e em Nova Friburgo. No dia 11/09, o evento será direcionado ao público em geral (empresas, instituições, universidades, etc), e terá foco em gestão e inovação. No dia 12 /09, o público alvo serão as empresas e o foco será os requisitos do mercado Norte Fluminense.

Estão programadas palestras sobre LEAN, energia móvel e outros temas, além de momentos para networking e apresentação de oportunidades  de negócios  para as empresas participantes.

O evento contará ainda com exposição de Projetos Integradores da Firjan SENAI de Campos,  visita ao FabLab, Escola Móvel de Portas Abertas e exposição virtual do Guia Visual do Setor Metal Mecânico do estado do Rio.

A proposta é rodar o estado do Rio com o evento, que acontece anualmente, levando informação atualizada para as todas regiões do estado.

“A inovação pode estar presente nas empresas de diversas formas, seja a partir de novos modelos de negócios, tecnologia ou através de mudanças simples e ganhos possíveis a partir de pequenas transformações em gestão, processos, produtos e serviços e é isso que pretendemos discutir, disse a analista em desenvolvimento setorial da Firjan, Patrícia Galvão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Firjan 


Veja a programação:

11 de Setembro
14h - ABERTURA
14h20 – 15h
ANDRADE GUTIERREZ  - Transformando pela inovação 

Grupo multinacional brasileiro, global e diversificado. No Brasil, está em projetos industriais, obras de infraestrutura, logística, mobilidade urbana, energia, telecomunicações, saneamento, saúde, óleo e gás. 

Clarisse Gomes, Gerente de Inovação

Engenheira civil pela UFMG com MBA em Gestão e Empreendedorismo pela UFF. Possui formação complementar em inovação pela Draft, UFRJ e Perestroika com publicações em congressos nacionais e internacionais. Atua no mercado de engenharia e construção há 8 anos, sendo responsável atualmente pelo programa de inovação aberta e iniciativas de intraempreendedorismo da Andrade Gutierrez Engenharia, como o Global Challenge Digital Day e a Aceleradora de construtechs Vetor AG.

15h - 15h30 - ROMÃO TECNOLOGIAS - O LEAN COMO “SELO” PARA GERAÇÃO DE VALOR
Como o pensamento LEAN pode ser aplicado na estratégia, gestão e desenvolvimento de novas soluções

A Romão Tecnologias atua no mercado de óleo e gás, fabricando e reparando equipamentos de proteção aplicados aos sistemas de operação de armazenamento, processamento e transporte de combustíveis voláteis.

Oscar Luiz Oliveira Romão Filho, Diretor Financeiro e de Operações

Administrador formado pela PUC com pós-graduação em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral. Oscar Filho é a terceira geração da Romão Tecnologias, ele foi um dos responsáveis pela reestruturação da empresa durante a crise que atingiu o setor de óleo e gás, implementando uma cultura baseada na inovação, meritocracia e pensamento LEAN.   

15h30 – 16h – Case de Empreendedorismo: ENERGY2GO – Inovação e Energia Móvel
Com a visão de ser o maior player de energia portátil do mundo, a startup Energy2Go surgiu no primeiro ciclo do programa Inspire Empreendedores. Na iniciativa, criada pela Enel Brasil em 2015, os funcionários da empresa podem exercitar sua capacidade criativa, propondo soluções inovadoras para desafios comuns do dia a dia.

Victor Gomes, Sócio da Energy2Go / Thaís Mendonça, Innovation Brasil ENEL

A história de Victor com a Enel começou em 2003, quando ele passou na seleção de estagiários. 

Em pouco tempo, foi efetivado e conseguiu seu primeiro emprego. Hoje, 15 anos depois, tendo passado por diversas áreas da companhia, ele está se desligando da empresa para investir exclusivamente na Energy2Go. A Enel continuará sendo um dos principais investidores do projeto.

16h – 16h40 – RAFAEL PAIM – Como fazer mais com menos 

Pensar, Agir e Aprender: Como melhorar e agilizar o atendimento às demandas de clientes, com menor ou melhor uso de recursos e mais benefícios para empresas.

Rafael Paim, sócio-fundador da Enjourney Consultoria e Capacitação

Sócio-fundador da Enjourney Consultoria e Capacitação e Professor universitário, já coordenou mais de 120 projetos de consultoria; formou mais de 2500 profissionais em Governança e Gestão de Processos, em mais de 100 cursos In Company e 20 turmas de formação de Gestores de Processos. Possui graduação em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Com experiência na área de Engenharia de Produção, e ênfase em Gestão de Processos, atua principalmente nos seguintes temas: processos, Lean, TOC, eSCM, framework de classificação de processos da AQPC, tecnologia de informação, serviços, melhoria e organização. É autor do livro “Gestão de Processos: pensar, agir e aprender”, editado pela Bookman e e tem mais de 30 artigos publicados sobre o tema Gestão de Processos.

16h40 – 17h - DEBATE E PERGUNTAS

17h – MOMENTO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL

12 de Setembro

9h30 às 12h - MOMENTO DE NETWORKING:

Apresentação de oportunidades e requisitos para negócios de empresas demandantes de produtos e serviços da região Norte Fluminense.

PORTO DO AÇU OPERAÇÕES 

A Porto do Açu Operações é subsidiária da Prumo Logística, que opera e administra o Complexo Portuário do Açu, um dos mais eficientes e seguros complexos porto indústria do mundo.

CORBION 

A Corbion é líder global de mercado em ácido lático e seus derivados. Produz ingredientes naturais através de recursos renováveis, e atua em mercados globais como panificação, cárneos, lácteos, bebidas e alimentos em geral, farmacêuticos, cuidados pessoais e do lar e resinas. Sua sede está localizada em Amsterdam, Holanda, e conta com unidades de produção, escritórios de venda e centros de inovação/ laboratórios de aplicação por todo o globo. A Corbion Brasil conta com uma unidade de produção em Campos dos Goytacazes (RJ).

ANDRADE GUTIERREZ 

Grupo multinacional brasileiro, global e diversificado. No Brasil, está em projetos industriais, obras de infraestrutura, logística, mobilidade urbana, energia, telecomunicações, saneamento, saúde, óleo e gás. 

Fernando Orsini, Diretor de Negócios de Energia, Óleo e Gás

OCYAN 

Única empresa privada brasileira que atua em toda a cadeia upstream da indústria de óleo e gás. A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus ativos são compostos por seis unidades de perfuração, sendo quatro navios-sonda e duas plataformas semissubmersíveis, além de dois FPSOs e duas embarcações de lançamento de linhas submarinas – PLSV. 

A Ocyan possui ainda uma equipe com conhecimento técnico para atender, sob demanda, necessidades em manutenção e serviços especializados para a indústria de óleo e gás upstream no Brasil. Com sede administrativa na cidade do Rio de Janeiro, mantém quatro bases de Apoio Logístico, duas das quais em Macaé (RJ), além de um escritório na Áustria.

CARROCERIAS SÃO PEDRO

Com quatro fábricas no país, duas das quais no Noroeste fluminense, Itaperuna e Laje de Muriaé. A empresa foi fundada em 1961, na cidade de Muriaé(MG). É uma das maiores do país, principalmente na produção de furgão sobre chassis.
Roberto Francisco Braz, proprietário

Firjan SENAI, Firjan SESI e Firjan IEL

12h - BRUNCH DE INTEGRAÇÃO E NETWORKING

14h30 – ENCERRAMENTO