WHAT'S NEW?
Loading...

Apha investe em robôs para ganhar competitividade



“Somente investindo em tecnologia e robótica temos condições de competir com o restante do mundo”, afirma Julio Cavaglieri, gerente industrial da Alpha Metalúrgica.  Fornecedora das principais montadoras do Brasil, a empresa adquiriu três novos robôs este ano, ampliando para 18 o total de robôs Motoman em sua unidade de Urânia, município paulista, distante a 600 km da capital.

Com 26 anos na empresa, Caveglieri acompanhou de perto toda essa fase de transformação da Alpha. “Em 1997, a empresa foi convidada a produzir diversos itens para uma fabricante de bancos de caminhões. Para tanto, fomos auditados pela matriz da Alemanha da tal fabricante, sendo exigido que a estrutura dos bancos fosse soldada por robôs”, recorda-se.

Antes da chegada do primeiro robô, a Alpha deu início a um processo de melhorias em todos os componentes envolvidos, de modo a obter o maior desempenho em termos de capacidade e repetibilidade dos robôs. Como resultado, hoje a empresa dispõe de 18 robôs, assim distribuídos: Solda (13), Estamparia (3), Ponteadeira (1) e Furação (1). “Na produção, é  evidente o ganho de produção, eficiência e qualidade que atingimos com a chegada de cada novo robô”, atesta Cavaglieri, ressaltando que no parque fabril há robôs instalados 20 anos atrás ainda em operação.

O gerente comercial da empresa reconhece a importância do investimento em automatização e robótica. “Nossa pretensão é adquirir novos robôs, expandir nossos negócios e competir também no mercado externo, inclusive com a China”, afirma.

Passado o sinal amarelo dos anos de 2014/15, a Alpha retomou crescimento em 2016 e, de lá para cá, vem crescendo a casa de dois dígitos, mesma estimativa que prevê para 2019. “Acreditamos que o Brasil está iniciando uma nova fase, a da indústria 4.0, e a robótica é o caminho a ser percorrido pela indústria no País”, conclui.

Sobre a Alpha Indústria Metalúrgica - Desde 2001, a empresa está localizada em Urânia município do interior do Estado, distante a 600 km da capital paulista. O parque fabril ocupa uma área de 30 mil metros, sendo 10 mil metros de área construída. Atualmente a empresa conta com 236 colaboradores para atender clientes, direta ou indiretamente, dos setores de peças automotivas e agrícolas, entre outros. Os serviços e produtos ofertados são: estampados, soldados, galvanizados, cortados, pintados e usinados.