WHAT'S NEW?
Loading...

Empresas nacionais dominam lista de interessados em fornecer equipamentos para a Petrobras

Resultado de imagem para fornecer equipamentos para a Petrobras

Mais de 30 empresas foram pré-qualificadas ou estão em fase de pré-qualificação no Petronect, o portal de compras da Petrobras. O estágio é necessário para que fornecedores possam participar de licitações da petroleira, conforme a Lei das Estatais.

Em quase todos os casos as companhias tentam se qualificar para fornecer válvulas de diversos tipos, como borboleta, esfera e gaveta. Outras buscam aprovação para entregar permutadores de calor, vasos de pressão e centros de distribuição de carga. 

A maior parte das 34 empresas é sediada no Brasil: são 13 no total. A Itália aparece em segundo lugar, com quatro fornecedores, seguida por Espanha (3), EUA (3), Alemanha (2), China (2), Holanda (2), Reino Unido (2), Índia (1), Japão (1) e Rússia (1).

Até o momento, o equipamento com maior número de empresas pré-qualificadas ou em pré-qualificação é a válvula esfera com vedação resiliente, com 15 candidatos, dos quais quatro brasileiros.

Há, ao todo, 30 oportunidades de pré-qualificação em aberto, sendo que 14 ainda não têm empresas inscritas. Entre esses casos estão processos para fornecer umbilicais submarinos de aço (STU) e termoplásticos, tubos flexíveis submarinos e afretamento de embarcações de apoio.

No Petronect consta apenas um processo encerrado, para inspeção com PIG em gasoduto multisize, mas a oportunidade não teve empresas pré-qualificadas.

Veja o levantamento feito pela BE Petróleo: