WHAT'S NEW?
Loading...

Estudo para adoção de calado dinâmico em porto de Santos será apresentado

Resultado de imagem para porto de Santos

O estudo técnico de viabilidade de adoção de calado dinâmico, em tempo real, realizado no Porto de Santos será apresentado nesta terça-feira (31), às 14h30, no auditório do edifício-sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) à comunidade portuária. A apresentação será feita pela empresa australiana OMC Internacional, responsável pela elaboração desse estudo.

A Codesp constituiu um grupo de trabalho, integrado por 12 colaboradores, para estudar o tema. Esse sistema utiliza um algoritmo em tempo real para determinar, para cada manobra executada, o calado operacional máximo.

O sistema de calado dinâmico DUKC auxilia a tomada de decisão quanto à entrada e saída de navios, considerando as condições meteorológicas e oceanográficas vigentes, bem como o comportamento da embarcação durante a travessia do canal, de acordo com as principais regulamentações nacionais e internacionais, garantindo eficiência e segurança à navegação.

Pretende-se, em futuro próximo, integrar o software de calado dinâmico ao Vessel Traffic Management Information System (VTMIS) do Porto de Santos.

O evento contará com a participação, também, de representantes da Capitania dos Portos de São Paulo e da Praticagem de Santos.