WHAT'S NEW?
Loading...

Cresce o custo logístico nas empresas

Resultado de imagem para  custo logístico

A falta de investimentos relevantes na infraestrutura de transporte nas últimas décadas somada a um problema mais recente - a restrição à circulação e distribuição de carga em áreas urbanas - tem elevado os gastos com logística das empresas.

 O custo cresceu de 11,73% do faturamento bruto das empresas, em 2015, para 12,37% em 2017. É o que aponta a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral (FDC).

 Esse aumento de 0,64 ponto percentual representa um gasto extra de R$ 15,5 bilhões em dois anos, a preços de 2017, de acordo com a Dom Cabral.

O professor Paulo Resende, responsável pela pesquisa, considera o percentual de 12,37% elevado. Para efeito de comparação, ele cita os casos de China (10% do faturamento bruto das empresas, em média) e dos Estados Unidos (8,5%). "Com a diferença de que lá o custo que pesa não é o do transporte, mas o de armazenagem", diz.

 Na estrutura de custos logísticos das empresas, o transporte de longa distância é o fator mais oneroso e representa 40,1% desse tipo de despesa.