WHAT'S NEW?
Loading...

Bahia é o terceiro estado com mais residências com gás natural

Resultado de imagem para Bahia  residências com gás natural

A Bahiagás publicou na última sexta-feira (13), seu Relatório da Administração 2017, em jornais de grande circulação do estado e no Diário Oficial da Bahia. O documento também será veiculado nos principais jornais do interior, nas regiões onde a Bahiagás tem atuação.

O ano de 2017 foi marcado por novas conquistas, pelo crescimento e pela superação de desafios. E tudo isso graças à execução de um planejamento estratégico que focou em assegurar a competitividade, diversificar, interiorizar e massificar o uso do gás natural. Outro ponto que merece destaque foi a atitude pioneira da Bahiagás de lançar uma Chamada Pública para Aquisição de Gás Natural. A Companhia chamou a atenção do setor de gás no Brasil e até no exterior ao abrir as portas para a diversificação das suas fontes supridoras. A partir desse primeiro movimento, já vislumbramos a possibilidade de expandir a ideia a nível regional, em conjunto com as concessionárias estaduais coirmãs e com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O segmento residencial mereceu destaque no ano de 2017, a Companhia é o terceiro maior estado em volume de clientes deste segmento, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo, estados com tradição centenária no mercado de gás natural. A Bahiagás atingiu e ultrapassou a marca das 50 mil unidades consumidoras fazendo uso do gás. No segmento automotivo, tivemos um crescimento expressivo. Aumentamos as vendas em 11% em relação a 2016, demonstrando a competitividade do preço do gás natural veicular (GNV) em relação aos combustíveis líquidos concorrentes.

Outro destaque foi a retomada no crescimento de vendas de 7% em relação aos números de 2016 do setor industrial. A Bahiagás está transformando o gás natural em um produto de grande presença na matriz energética da indústria baiana, atendendo a quase todos os nichos de mercado. O perfil de consumo, inclusive, foi acima do registrado no mesmo segmento a nível nacional. O setor industrial, vale ressaltar, foi responsável por 92% do total de vendas da Companhia, atingindo um fornecimento de 3,3 milhões de m³/dia.

A Companhia, em 2017, também fortaleceu a sua capacidade de interiorizar o gás natural. Avançamos com a fase inicial do projeto de gasoduto “Gás Sudoeste”, maior gasoduto de distribuição de gás natural do Nordeste e o segundo maior do Brasil. O empreendimento vai possibilitar o desenvolvimento de setores beneficiados com o uso do gás natural e atenderá, entre outros, o segmento da mineração.

E a atuação da Bahiagás não se limita à prestação dos serviços de distribuição do gás natural. Além de distribuir o energético e contribuir assim para o desenvolvimento do estado, a Companhia é comprometida com a valorização da cultura baiana e participa ativamente do incentivo às suas representações genuínas. Bons exemplos disso são os blocos afros e de afoxé que patrocinamos (Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Didá e Filhos de Gandhy), os quais homenageamos neste Relatório da Administração.