WHAT'S NEW?
Loading...

As normas de segurança em instalações a gás

Resultado de imagem para As normas de segurança em instalações a gás


Antes de comprar ou alugar um imóvel, é fundamental observar todos os detalhes para ter certeza de que o local terá as condições adequadas para viver com conforto e segurança. Entre outros aspectos, não esqueça de checar as instalações a gás.

 Confira oito dicas abaixo:

Manutenção

Veja com o corretor ou proprietário anterior se as canalizações de gás passaram por inspeção recentemente. O ideal é que a manutenção seja feita por técnicos habilitados a cada dois anos. Caso não tenha sido feita, é importante fazer antes de se mudar.

Ventilação

É essencial ter ventilação permanente nos locais onde estão instalados aparelhos a gás para garantir a renovação do ar. Um dos itens verificados é a ventilação inferior. O espaço entre a porta e o chão deve ser suficiente para que o ar circule. Geralmente, essa distância deve ser de três centímetros, dependendo do tamanho da porta. No caso da ventilação superior, verifique se o basculante tem uma abertura fixa e se não há nenhum móvel ou parede impedindo a circulação do ar.

Lugar do aquecedor

Se o aquecedor estiver instalado no banheiro, avalie a possibilidade de aproveitar a mudança para transferir para a área de serviço, que é o local mais indicado. Caso queira instalar um novo aquecedor, fique atento aos pontos de conexão do aparelho. O correto é conectar gás com gás, água quente com água quente e água fria com água fria.

Registro

Os registros devem estar em locais de fácil acesso e bem visíveis. Eles não devem estar escondidos em armários embutidos ou por trás de outros móveis.

Reforma

Se for fazer uma grande obra ou uma pequena reforma, fique atento às instalações a gás. Antes de quebrar paredes e pisos, é importante se certificar por onde passam as tubulações de gás. O ideal é que um profissional que conheça a planta da casa oriente a equipe de pedreiros para que não haja risco de danificar as tubulações.

Estrutura elétrica e a gás

A chaminé ou os tubos flexíveis conectados aos aparelhos a gás não devem, em hipótese alguma, estar em contato com móveis, materiais plásticos ou instalações elétricas. Além disso, as instalações elétricas devem estar a uma distância mínima de 15 centímetros das instalações a gás.

Varanda

Caso haja uma varanda e deseje ampliar a sala ou criar uma varanda gourmet com cortina de vidro, não deixe de aprovar o seu projeto com a Ceg ou com a distribuidora de gás canalizado da sua região. Esse tipo de obra altera as condições de ventilação existentes no local.

Botijão e gás canalizado

Se você optar por adotar o gás canalizado na casa nova, dê imediatamente um destino adequado para o antigo botijão. Doe, devolva para a empresa que vendeu ou pesquise outra forma segura de deixar o botijão fora de casa. Até o descarte, mantenha-o afastado dos aparelhos a gás.