WHAT'S NEW?
Loading...

Ministério de Minas e Energia cria GT para estudo de oportunidades em refino de petróleo e petroquímica

Resultado de imagem para petróleo e petroquímica

A criação de um Grupo de Trabalho para debater formas de estimular investimentos no refino de petróleo e da petroquímica é um pleito antigo do setor para aumentar a competitividade. O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, lembra que ao longo dos anos a associação tem desenvolvido trabalhos que mostram como o setor pode agregar valor aos recursos naturais e gerar riquezas para o País, como o Estudo de Diversificação da Indústria Química, que possui um capítulo sobre oportunidades em Petroquímica.

Os esforços para viabilizar a criação de um Grupo de Trabalho que debatesse o refino de petróleo e a petroquímica envolveram também a Frente Parlamentar da Química. No 22º Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ, realizado em 8 de dezembro de 2017, na capital paulista, que contou com a participação do presidente Michel Temer e do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, parlamentares da Frente ressaltaram a importância do setor para a economia nacional e a necessidade de haver um diálogo para criar um ambiente que promova investimentos no País.

O Grupo de Trabalho foi criado pelo ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, por meio da Portaria Nº9, de 10 de janeiro de 2018, e terá representantes da Casa Civil, dos Ministérios de Minas e Energia; da Fazenda, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; do Meio Ambiente; da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP e Empresa de Pesquisa Energética – EPE, além de representantes da sociedade civil, da academia e associações. A Abiquim foi convidada para participar da reunião de 29 de janeiro.

O debate envolvendo todos esses diferentes setores poderá trazer como benefícios para o segmento químico matéria-prima a preços competitivos com o mercado internacional. “Precisamos agregar valor ao óleo e gás provenientes do nosso pré-sal para gerar riqueza ao País e ao povo, além de maior arrecadação para União”, afirma o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo.

Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química (www.abiquim.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.