WHAT'S NEW?
Loading...

Empresa assina de projeto para rebocadores com tecnologia híbrida

Resultado de imagem para Wärtsilä hybrid

A multinacional Wärtsilä, líder em tecnologias avançadas para mercados marítimos e de geração de energia, assinou com a Petrocity, controladora do novo porto a ser construído na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, o primeiro acordo no Brasil para o desenvolvimento de rebocadores portuários com propulsão híbrida com uso de baterias. O principal objetivo é maximizar a sustentabilidade operacional ecológica das embarcações, uma vez que as demandas ambientais do novo porto estão alinhadas com os mais rigorosos requisitos em vigor no mundo.

Resultado de imagem para Wärtsilä hybrid

O novo portfólio de rebocadores, conhecidos como Wärtsilä HYTug, enfatiza a sustentabilidade e a eficiência operacional, representando o que há de mais moderno no mercado. Com baixíssimos níveis de emissões de gases como: NOx, SOx, e CO2, o projeto de 70 toneladas de tração estática contará com motores e propulsores de alta eficiência energética, associados às baterias que armazenam e distribuem energia à propulsão, gerenciados por um moderno sistema que otimiza o consumo de combustível e reduz drasticamente os custos de manutenção. Ao operar no modo sustentável, não há fumaça visível do Wärtsilä HYTug, uma vez que toda potência vem das baterias, com a embarcação operando no modo elétrico.

A eficiência deste novo projeto oferece ainda total controle sobre a potência fornecida e manobrabilidade na operação do rebocador, além de notável redução na poluição sonora. O Wärtsilä HYTug foi otimizado para baixa resistência ao avanço, alta capacidade de reboque e assistência aos navios, comportamento no mar, conforto e segurança da tripulação.

Para a Petrocity, o novo projeto de rebocadores está alinhado com a filosofia e os valores corporativos da empresa, representando uma “Operação Verde” em seu novo porto a ser construído. Já para a Wärtsilä, o acordo representa uma oportunidade para consolidar ainda mais a sua posição em fornecer soluções integradas de alta eficiência energética e baixíssimo impacto ambiental, além de liderar a mudança no mercado de apoio portuário com esta nova tecnologia.

Resultado de imagem para Wärtsilä hybrid

“Está será a primeira solução de muitas, dentro de um projeto grandioso de logística portuária, que visa, além da integração regional, o envolvimento dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, a garantia definitiva da interiorização da economia no norte do Espírito Santo”, afirma José Roberto Barbosa, diretor geral da companhia.

“Os rebocadores híbridos irão mudar o cenário do mercado de apoio portuário, pois o uso de baterias aumenta significativamente a eficiência e sustentabilidade ambiental, reduzindo muito os custos operacionais. Esperamos outros projetos como esse num futuro bem próximo”, afirma o gerente de vendas de Marine Solutions da Wärtsilä, Mário Barbosa.

Como os rebocadores normalmente operam em ou próximos à portos e áreas povoadas, eles são particularmente afetados por considerações ambientais. Por isso, a necessidade de conformidade regulamentar é uma preocupação cada vez maior para os proprietários e operadores em todo o mundo.

Sobre a Wärtsilä Brasil 

A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa, líder global em tecnologias avançadas para mercados marítimos e de geração de energia. Ao enfatizar a inovação tecnológica e eficiência operacional, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. A empresa possui operações em mais de 200 localidades distribuídas por aproximadamente 70 países ao redor do mundo.

No Brasil desde 1990, a Wärtsilä opera seu escritório matriz no Rio de Janeiro e centros de serviços em Niterói (RJ), Manaus (AM) e Pernambuco (PE), além de estar presente em outros seis estados brasileiros. A empresa já projetou e construiu 30 usinas no país, ultrapassando a marca de 3,7 GW em potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil capacidade instalada superior a 1.100 MW em mais de 270 navios e embarcações.