WHAT'S NEW?
Loading...

Usina em Timóteo utiliza super guindaste

Imagem relacionada

As atividades de manutenção, obras civis e reforma de equipamentos na  planta industrial da Aperam South America em Timóteo em Minas Gerais ganharam um reforço peso pesado neste fim de ano. Nada menos do que um dos maiores guindastes em uso no país com capacidade para erguer 800 toneladas.

O guindaste vai auxiliar na substituição de módulos refrigerados das chaminés dos convertedores AODL e MRPL e também do lavador de gás na área da aciaria – unidade onde são produzidos os aços. O equipamento tem capacidade para içar peças de até 27 toneladas a 70 metros de altura e a uma distância máxima de 124 metros de raio.


Ele possui dispositivos para medir a velocidade do vento, a inclinação em relação ao solo e todo um sistema computadorizado a permitir  sua operação  com segurança. Além disso, a Aperam, por meio dos departamentos de Engenharia e Saúde e Segurança, juntamente com as empresas contratadas elaborou procedimentos específicos para garantir a segurança das pessoas e equipamentos envolvidos nas atividades.

Foram necessárias 52 viagens de carretas para levá-lo de São Paulo a Timóteo. A equipe da Aperam trabalhou quatro semanas entre logística de transporte, estudos sobre características e condições do solo e preparação do local para suportar plenamente o peso de 1.100 toneladas do equipamento.

A Aperam é produtora integrada de aço planos especiais inoxidáveis e elétricos ao carbono. Suas atividades estratégicas de manutenção envolvem empresas especializadas, que devem contratar, no período dezembro/2017-janeiro/2018, 2.050 trabalhadores temporários, sendo mais de 70% de profissionais locais.