WHAT'S NEW?
Loading...

Norueguesa Statoil compra 25% do campo de Roncador e avança em parceria com Petrobras

Resultado de imagem para Norueguesa Statoil

A norueguesa Statoil adquiriu participação de 25% no campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos (RJ), avançando em sua parceria estratégica com a Petrobras.

A transação, que quase triplica a produção de petróleo da Statoil no Brasil, prevê pagamento inicial de US$ 2,35 bilhões, além de um adicional de até US$ 550 milhões.

Roncador foi a maior descoberta offshore no Brasil na década de 1990 e atualmente é o terceiro maior campo produtor do portfólio da Petrobras, com cerca de 10 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) no local e um volume recuperável restante esperado de mais de 1 bilhão de barris.

O campo está em produção desde 1999. São de cerca de 240 mil barris de petróleo por dia, mais cerca de 40.000 barris por dia de gás. A transação aumenta a produção de capital da Statoil no Brasil em cerca de 175%.

De acordo com a Petrobras, a operação ainda está sujeita ao cumprimento de todas as condições precedentes previstas no acordo, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Atualmente, a Petrobras e a Statoil são parceiras em 13 áreas, em fase de exploração ou de produção, sendo que 10 estão localizadas no Brasil e 3 no exterior.