WHAT'S NEW?
Loading...

Início da produção no Campo de Libra é um marco da indústria do petróleo

Resultado de imagem para Início da produção no Campo de Libra é um marco da indústria do petróleo

O início da produção de petróleo na área de Libra, localizada no pré-sal da Bacia de Santos, é emblemática por vários motivos. Primeiro, porque esta é a primeira área a produzir petróleo sob o novo regime de partilha — no qual a União recebe parte da produção. Outro destaque é o curto tempo para início de operação. A área de Libra foi a leilão em 2013, e inicia sua produção, em fase de testes, em apenas quatro anos. A velocidade representa um marco na indústria do petróleo, na qual se leva em média entre sete anos até dez anos desde o início das atividades até o começo de sua produção.

Os Testes de Longa Duração (TLD) que começaram no último domingo serão fundamentais para o desenvolvimento dos sistemas definitivos de produção. Os testes servirão para avaliar o comportamento do reservatório, e obter uma série de informações importantes. Afinal, o poço está localizado em águas ultraprofundas — a mais de dois mil metros de distância do nível do mar ao solo. O reservatório com o petróleo e gás se encontra após uma camada de sal de cerca de dois mil metros de extensão. A parceria com os sócios do consórcio enre a Petrobras, Shell, Total e as chinesas CNPC e CNOOC foi considerada fundamental por técnicos para superar as dificuldades tecnológicas encontradas para o desenvolvimento do projeto, dentre as quais a grande concentração de CO2.

O navio-plataforma "Pioneiro de Libra", que começou a fazer os testes de TLD em Libra, tem capacidade para produzir até 50 mil barris de petróleo por dia. A unidade está interligada a um único poço que iniciou sua produção no último domingo, e deve atingir até 30 mil barris diários no início do próximo ano.

O Brasil ainda poderá ganhar destaque na geopolítica mundial do petróleo com o salto na produção — que poderá dobrar até 2020, a partir da exploração na área de Libra. Afinal, Libra é considerada uma das maiores descobertas de petróleo dos últimos anos, com reservas que podem variar de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo.