WHAT'S NEW?
Loading...

USP realiza em outubro a Primeira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades

Resultado de imagem para mobilidade
A Primeira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades: Teoria e Métodos – SPMobilities 2017 – acontece entre hoje (3) e o próximo sábado (7), na Cidade Universitária (Butantã) e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH (USP Leste), na Universidade de São Paulo.

Resultado de imagem para SPMobilities 2017O evento reunirá, de forma inédita no Brasil, as principais referências do chamado Paradigma das Novas Mobilidades (PNM). Serão oito professores de instituições estrangeiras e 60 estudantes (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) selecionados por um Comitê de Avaliadores formado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. As candidaturas devem ser feitas até o dia 04 de agosto pelo site https://spmobilities.wixsite.com/2017.

Estão confirmadas as presenças dos renomados professores Dhan Zunino Singh (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina), Massimo Moraglio (Technische Universität Berlin, Alemanha), Melina Piglia (Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina), Mimi Sheller (Drexel University, EUA), Monika Büscher (Lancaster University, Reino Unido), Noel Salazar (Universidad de Leuven, Bélgica), Paola Jiron Martinez (Universidad de Chile) e Patricia de Santana Pinho (University of California, Santa Cruz, EUA).

Os coordenadores da SPMobililies 2017, Bianca Freire-Medeiros, do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP e Thiago Allis, do curso de Lazer e Turismo, da EACH-USP, afirmam que as conexões multidisciplinares serão a tônica da escola, com atenção para as múltiplas dimensões das mobilidades. Entre os temas que serão abordados durante o evento, destacam-se: desafios das mobilidades no/do urbano contemporâneo; mobilidades turísticas; (i)mobilidades (questões raciais, de gênero e de acessibilidade); automobilidades e aeromobilidades (histórico, mercados e perspectivas); novas tecnologias de comunicação, vigilância e controle; migrações, refúgios e deslocamentos forçados; trânsito de políticas, imagens, conceitos e ideias.

Podem candidatar-se a uma das 60 vagas, os estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e outros pesquisadores (pós-doutorandos e pesquisadores independentes) vinculados a quaisquer disciplinas das áreas das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Espera-se que os candidatos, em suas pesquisas, enfrentem questões relativas à mobilidade não apenas como movimento físico, mas como relação social, buscando decifrar os significados dos deslocamentos em suas variadas escalas.

Serão aceitas candidaturas até o dia 04 de agosto. Todo o processo de candidatura e seleção será feito somente pelo site https://spmobilities.wixsite.com/2017. Na página “Candidaturas” do site estão as instruções detalhadas com um formulário para quem pretende participar da candidatura geral (com direito a assistir às aulas expositivas, aos Ateliês, às conferências e a outras atividades) e outro formulário específico a partir do qual serão selecionados 12 participantes que terão a oportunidade de apresentar oralmente seu projeto de pesquisa e tê-lo discutido pelos professores nos Ateliês.

Além das aulas, palestras, ateliês de pesquisa e atividades de campo, a SPMobilities2017 também terá em sua programação um evento especialmente marcante: a inauguração do "Acervo John Urry" na Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH-USP). John Urry, falecido em 2016, é um dos mais importantes nomes da Sociologia do Turismo e principal referência do PNM. Seu acervo bibliográfico foi doado à USP pela Universidade de Lancaster, do Reino Unido.

Serviço

Evento: Primeira Escola de Ciência Avançada de Pesquisa em Mobilidades: Teoria e Métodos (SPMobilities 2017).

Quando: entre os dias 03 e 07 de outubro de 2017

Onde: Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) – Rua Arlindo Bétio, 1000, ao lado da estação USP-Leste da CPTM; e Departamento de Sociologia (DS-FFLCH) – Rua Professor Luciano Gualberto, 315 – Butantã.

https://spmobilities.wixsite.com/2017

www.facebook.com/spmobilities2017/

https://twitter.com/spmob2017

spmobilities2017@gmail.com