WHAT'S NEW?
Loading...

Sindicatos do Nordeste articulam movimento em defesa da Petrobras

Resultado de imagem para Sindicatos do Nordeste articulam movimento em defesa da Petrobras

Os cinco sindicatos de petroleiros representativos de bases situadas em Estados do Nordeste (BA, CE, PE/PB, RN e SE/AL) estão articulando a organização de uma Frente Ampla em Defesa da Petrobras. O pontapé para a criação do movimento será dado nesta quarta-feira (18) numa reunião agendada às 14 horas, em Recife-PE.

Além de dirigentes sindicais petroleiros e de representantes dos movimentos sociais, o evento reunirá agentes políticos dos poderes Legislativo e Executivo, de âmbito municipal, estadual e federal, com o objetivo de celebrar uma grande aliança. A ideia é reforçar a luta contra a privatização da Petrobras e pela retomada dos investimentos da estatal em atividades de exploração e produção na região.

Entusiasta do movimento, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) já revelou disposição de organizar uma Audiência Pública no Senado, com o propósito de debater os impactos econômicos e sociais da retração de investimentos da Petrobras nos Estados nordestinos. Desde que assumiu a Presidência da Companhia, Pedro Parente tem imposto à estatal uma agenda regressiva, caracterizada pelo abandono dos campos terrestres e pela tentativa de venda desses ativos.

Sob tal orientação, a Petrobras vai deixando de ser um instrumento estratégico do Estado brasileiro de indução do desenvolvimento, para se transformar numa mera produtora e exportadora de óleo cru extraído do Pré-sal, sem qualquer preocupação com a atenuação das desigualdades regionais ou mesmo com os impactos econômicos e sociais locais, decorrentes da mudança de foco de sua atuação.

SERVIÇO


Criação da Frente Ampla do Nordeste em Defesa da Petrobras


Dia 18/10 (quarta-feira) às 14 horas


Local: Parkhotel -  Rua dos Navegantes, 9 – Boa Viagem / Recife (PE)