WHAT'S NEW?
Loading...

Refinaria REVAP é a maior produtora de querosene de aviação do Brasil

Resultado de imagem para refinaria revap noticias trecho

A Refinaria Henrique Lage (Revap), unidade do Sistema Petrobras localizada na cidade de São José dos Campos, a 90 km de São Paulo, é a maior produtora de querosene de aviação (QAV) do Brasil. O QAV produzido na Revap abastece 40% da demanda do mercado nacional e cerca de 90% da demanda do aeroporto internacional de Guarulhos, o mais importante do país.

Com uma localização privilegiada, perto dos portos de São Sebastião e de Santos, a unidade do Vale do Paraíba ocupa um terreno de 10,3 milhões de metros quadrados e seus produtos abastecem, prioritariamente, o Vale do Paraíba, Litoral Norte do Estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais e parte da Grande São Paulo.

A Revap processa 40 milhões de litros de petróleo por dia - equivalente a aproximadamente 12% da produção de derivados da Petrobras. Atualmente, é a terceira maior refinaria do país.

Eficiência Operacional 

Algumas mudanças operacionais vêm aumentando a rentabilidade do parque de refino da Petrobras no Brasil. As iniciativas têm como premissas a disciplina de capital, o foco em rentabilidade e o reforço na gestão de desempenho.
Criado em 2013 para atender à crescente demanda do mercado interno por diesel e gasolina, o Programa de Produção de Médios e Gasolina (Promega) é focado no aumento da eficiência e na maximização da rentabilidade dos ativos de refino, priorizando os principais produtos da companhia, como diesel e querosene de aviação (os chamados "médios"), e gasolina.

O Plano de Excelência em Processos (PEP), um dos projetos do Promega, consiste em planejar e realizar visitas às refinarias para, in loco, avaliar cada unidade de processo e identificar oportunidades de ganhos de rentabilidade. Na Revap, o PEP realizou um ganho acumulado de US$ 26,6 milhões desde junho de 2016, quando o projeto foi iniciado na unidade.

Segurança, Meio Ambiente e Saúde 

A Revap possui estrutura própria para respostas a eventuais incidentes e realiza de forma sistemática simulados de emergência, em atendimento à Política de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras.

O objetivo destes simulados é verificar a eficácia dos mecanismos de segurança desenvolvidos pela companhia, como o Plano de Resposta à Emergência. Sua execução é fundamental para o treinamento das equipes que atuam diretamente neste controle e para preparar a força de trabalho a enfrentar situações dessa natureza.

Responsabilidade Social 

Ao longo de seus 37 anos de existência, a refinaria construiu uma história na região do Vale do Paraíba. A Revap tem investido em ações para melhorar a qualidade de vida das comunidades por meio de patrocínios a projetos em parceria com entidades sociais de São José dos Campos.

Um dos instrumentos de responsabilidade social da Revap é o Conselho de Públicos da Zona Leste de São José dos Campos (CP). A iniciativa existe desde 2004 e tem como objetivo atuar de forma integrada com todas as partes da sociedade interessadas nas atividades da refinaria. Nas reuniões, são discutidos temas relativos à segurança, ao meio ambiente, à saúde e à responsabilidade social, fomentando o protagonismo das lideranças comunitárias.