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Kia investirá R$ 165 milhões no Brasil em 2018

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A Kia está prestes a tirar a pedra do sapato no Brasil: com o fim do Inovar-Auto, extingue-se também a taxação extra do IPI em 30 pontos porcentuais para veículos importados e com isso a chance da marca de retomar as rédeas de sua estratégia no País. Para isto, a empresa anuncia investimento na ordem de R$ 165 milhões a fim de reestruturar sua rede de distribuição, abalada e reduzida por causa da limitação imposta pelas cotas de importação de até 4,8 mil unidades por ano e por importadora e sobre as quais não incide o IPI extra.

Deste total previsto, a maior parte, R$ 50 milhões, será destinada à expansão da rede de concessionárias, com a abertura de 25 novas revendas. O aporte será feito pela empresa em conjunto com os concessionários que sustentam a Kia no País. “A nossa rede foi desmontada, ela precisa renascer e voltar a crescer”, afirma o presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, ao anunciar o investimento em entrevista a jornalistas na quinta-feira, 19, em São Paulo.

O processo de reestruturação já começou com a nomeação de dez concessionárias que iniciam suas operações em janeiro de 2018. Outras 15 estão em fase de negociação com os grupos empresariais da cadeia de distribuição. Segundo Gandini, a ideia é expandir a rede das atuais 90 para 115 no ano que vem. Com a abertura das novas revendas, a previsão é de que a marca gere cerca de 1,3 mil novas vagas de emprego.

Outros R$ 30 milhões serão aplicados em equipamentos e softwares para reequipar a rede e R$ 5 milhões vão para a adequação dos estoques de peças originais para reposição, incluindo aquelas para os novos modelos a serem lançados. Também neste valor está contemplado o treinamento dos profissionais da rede, já iniciados com um grupo de 500 consultores técnicos e de vendas que deverão receber os lançamentos previstos para o ano que vem.

Cerca de R$ 35 milhões estão sendo revertidos no novo centro tecnológico da Kia em Salto (SP), em laboratórios de emissões veiculares com previsão de entrega para março de 2018. Localizado às margens da Rodovia Santos Dumont, o centro terá como principal atividade submeter veículos aos ensaios de emissões exigidos pela legislação dentro do processo de homologação veicular. O centro é capaz de receber modelos leves, 4x2, 4x4, com motores a gasolina, flex, gás, ciclo diesel e também híbridos.

A Kia também voltará a investir em sua imagem: R$ 45 milhões serão destinados a publicidade e marketing, cujo planejamento estratégico será apresentado na próxima semana pelo vice-presidente Dino Arrigoni e pelo gerente de marketing Gustavo Gandini na Conferência Mundial da Marketing da Kia Corporation, em Dubai, nos Emirados Árabes.