WHAT'S NEW?
Loading...

Ford apresenta modelo de caminhão semiautônomo

Resultado de imagem para Cargo Connect caminhão semiautônomo

A Ford reuniu a imprensa brasileira em São Paulo para comemorar os 60 anos e apresentar novidades que serão expostas durante a Fenatran, considerada a maior feira do setor de transporte de cargas da América do Sul, que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, em São Paulo.

Entre os principais lançamentos estão o Cargo Connect, caminhão com configuração 8x2 e tecnologias semiautônomas, além do projeto Boné Alerta voltado para a proteção do motorista e prevenção de acidentes.

Resultado de imagem para Cargo Connect caminhão semiautônomo

O Cargo Connect, explica João Pimentel, diretor de operações da Ford Caminhões para a América do Sul, é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmera, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota.

Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8x2, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.

“As suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem”, diz Pimentel.

O outro lançamento, informa Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, o Boné Alerta, criado no Brasil, parece um boné comum, mas dispõe de recursos inteligentes que ajudam o motorista a dirigir com mais segurança.

Seu objetivo é alertar o caminhoneiro aos primeiros sinais de sono ao volante para fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem.

“Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência”, finaliza Watters