WHAT'S NEW?
Loading...

Deputado José Carlos Aleluia propõe liberação da Petrobras para busca de parceiros em campos de petróleo


Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal baiano José Carlos Aleluia (DEM) prevê a permissão para a Petrobras comercializar até 70% de sua participação em campos de petróleo em regime de cessão onerosa. A previsão do parlamentar é que o texto seja apreciado em regime de urgência na Câmara dos Deputados.

Imagem relacionadaDe acordo com o texto, o objetivo é dar folego à estatal para contratar parceiros, sanar as contas e alcançar a meta de investimentos de US$ 74 bilhões projetados no Plano Estratégico e Plano de Negócios e Gestão (PNG) da estatal para o período 2017-2021.

"É uma forma de destravar o setor e resolver o problema de caixa da Petrobras. A empresa hoje não tem dinheiro para investir e se encontra amarrada a esse arcabouço de reserva de mercado construído nos últimos 13 anos. Resultado: estamos com um potencial enorme não explorado e um setor que não produz e nem investe", explicou Aleluia.

Na justificativa do projeto, o deputado acrescenta que a opção de comercializar as cessões onerosas vai possibilitar a contratação de parceiros para dividir os investimentos necessários e possibilitar a antecipação da extração nos campos.