WHAT'S NEW?
Loading...

ABNT comemora aniversário de 77 anos e dia Mundial da Normalização na FIESP

Resultado de imagem para ABNT c dia Mundial da Normalização na FIESP

Reduzir o tempo do processo de elaboração das normas, engajamento da sociedade e a sustentabilidade dos organismos de normalização são os principais desafios e promessas de melhoria abordados por Ricardo Fragoso, diretor geral da ABNT durante o evento em comemoração ao aniversário de 77 anos da entidade e em alusão ao Dia Mundial da Normalização, celebrado anualmente todo dia 14 de outubro. As atividades aconteceram no último dia 16, na sede da Fiesp, em São Paulo e contou com representantes de diversas entidades e empresas relacionadas ao setor.

Durante a solenidade foram realizadas as palestras “A normalização brasileira e seus desafios”, por Ricardo Fragoso; “As normas técnicas e sua proteção”, por Manoel dos Santos, Doutor e Mestre em Direito; e “ABNTColeção – Acesso a coleções e normas técnicas mundiais”, por Odilão Baptista Teixeira, diretor adjunto de negócios da ABNT.

Resultado de imagem para ABNT c dia Mundial da Normalização na FIESPDe acordo com Ricardo Fragoso, durante seus 77 anos, a ABNT vem percorrendo um caminho de sucessos, mas que pode crescer ainda mais, “desde 1940, a ABNT vem numa trajetória de desafios e conquistas que engrandecem a Normalização Técnica do País e se refletem em ganhos para toda a sociedade. Com uma atuação forte em todos os setores, contribui cada vez mais para aumentar os avanços do Brasil nas áreas econômica, social e ambiental, o que justifica os esforços intensos da participação brasileira nos organismos internacionais de Normalização”.

O tema para a comemoração do Dia Mundial da Normalização nesse ano foi “Normas Técnicas tornam as cidades mais inteligentes”, durante o debate foi discutido como a normalização ajuda no cotidiano de empresas, cidades e da sociedade em geral, “essa mensagem reforça que contar com necessidades básicas como: água potável suficiente; acesso universal a energia mais limpa; capacidade de viajar de um ponto a outro de forma eficiente; sensação de confiança e segurança: são as promessas que as cidades modernas devem cumprir, se quiserem manter-se competitivas e proporcionar uma qualidade de vida decente aos seus cidadãos”, explicou o diretor do Decomtec/Fiesp, Denis Perez de Lima, que representou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Durante a palestra sobre as normas técnicas e sua proteção, Dr. Manoel dos Santos, enfatizou a questão da proteção das normas e explicou como funciona, “precisamos deixar claro que o que é protegido pelos direitos autorais é a forma de expressão, ou seja, o texto que compila e incorpora os procedimentos normativos, não os procedimentos em si mesmos, que são de uso livre por qualquer pessoa da sociedade, .esclareceu o advogado. Já, Odilão Baptista Teixeira, apresentou e mostrou como funciona o serviço de assinatura de normas ABNTColeção, “lançamos novas funcionalidades que facilitam o acesso dos nossos clientes aos pacotes de serviços que eles adquirem. Eles terão acesso a mais de 250 mil documentos normativos, acervo inédito, com mais 10 entidades, sem contar com alguns outros benefícios, como a atualização automática e o acesso mobile”, finalizou Odilão.

O evento teve como encerramento a entrega do Prêmio ABNT de Excelência em Normalização. Os premiados foram: na categoria Destaque Comitê Técnico, o Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais (ABNT/CB-203), que tem como secretaria técnica a Abimaq e Sindimaq, representado pela gestora do Comitê Maria Cristina Werle Reguly, presidente da Câmara Setorial de Equipamentos Motorizados para Manutenção de Grama e Jardim e Máquinas Portáteis para Manejo Florestal (CSGF). Na categoria Destaque em Normalização Pessoa Jurídica, a Comissão de materiais, tecnologia, qualidade e produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Comat/CBIC, representada pelo seu presidente, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos. E, na categoria Destaque em Normalização Pequenos Negócios, a empresa premiada foi a Sextante Consultoria, especializada em sistemas de avaliação, gestão estratégica da normalização, sistemas de gestão, estratégia e gestão da Tecnologia Industrial Básica (TIB), gestão da sustentabilidade e compras sustentáveis, representado pelo diretor José Augusto Pinto de Abreu.

Além disso, aproveitando a ocasião, foi realizada também uma homenagem especial ao Sr. Renato José Giusti, presidente da ABCP e ao Sr. Vitor Jardim, assessor da diretoria técnica da ABNT, em agradecimento aos trabalhos prestados em prol da normalização brasileira.

No encerramento, Ricardo Fragoso convocou a todos para se unirem e colaborar com a ABNT para enfrentar os novos desafios da normalização no futuro.