WHAT'S NEW?
Loading...

Volvo lança simulador da ISO 39001

Resultado de imagem para Volvo lança simulador da ISO 39001

O Grupo Volvo lança um simulador para ajudar as empresas de transporte a identificar o grau de segurança viária em que se encontram.

A ferramenta, que pode ser acessada no portal do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), ajuda o transportador a reconhecer o nível de atendimento dos requisitos da ISO 39001, norma internacional que regulamenta as ações de gestão da segurança de tráfego viário.

Resultado de imagem para Volvo lança simulador da ISO 39001De acordo com estudos, o Brasil é um dos países com maior número de mortes e acidentalidades no trânsito do mundo, com uma média de 17,5 mortes por dia somente nas rodovias federais em 2016.

O lançamento é parte das ações em comemoração aos 30 anos do PVST.

De acordo com Solange Fusco, diretora de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina, o PVST é a mais longa jornada no Brasil com o objetivo de mobilizar a sociedade e gerar transformações positivas para um trânsito mais seguro.

“O simulador é uma ferramenta que contribui para agregar mais valor ao negócio dos transportadores que querem estabelecer como meta a certificação pela ISO e ter uma gestão voltada para a segurança viária”, declara Solange.

Os interessados em fazer a verificação devem acessar o site do portal (www.volvo.com.br/pvst), onde aparece em destaque o banner do simulador.

Depois, clicar em “Realizar Simulação” no menu superior e seguir os passos indicados. É fácil e rápido de usar. São 25 perguntas correlacionadas aos indicadores da ISO.

Depois de concluído, é possível ter acesso a dois relatórios, que podem ser gravados em arquivos PDF: um perfil detalhado, com um gráfico mostrando percentuais de atendimento de cada uma das 25 perguntas, e outro com um perfil geral, que classifica a empresa, mostrando se é “Proativa”, “Preventiva” ou “Reativa” em suas ações de segurança viária.

“O simulador é um instrumento que facilitará as empresas identificarem se estão num estágio inicial, intermediário ou avançado na gestão da segurança da operação”, afirma Anaelse Oliveira, responsável pelo PVST.

Mas ela destaca que é apenas uma orientação e não garante às empresas mais avançadas que elas já estejam aptas a contratar uma certificadora e consigam a certificação pela ISO 39001.

“Mesmo aquelas que ao final da simulação tenham resultados melhores devem promover uma avaliação mais apurada, checar todos os critérios e fazer um diagnóstico com as áreas internas”, diz.

A ISO 39001 pode ser adotada por empresas de qualquer setor e tamanho, e não apenas as transportadoras.

Toda empresa que tenha no seu negócio qualquer interface com o transporte rodoviário ou urbano, de passageiros ou de cargas, pode buscar essa certificação.

“A certificação pela ISO 39001 garante aumento de eficiência, redução do número de acidentes e perdas e pode inclusive conseguir benefícios em redução de custos com seguros”, observa Paulo Gottlieb, consultor da ISO 39001.