WHAT'S NEW?
Loading...

Tecnologia de controle do concreto para o segmento eólico

Resultado de imagem para Tecnologia de controle do concreto para o segmento eólico


Há diversas construtoras trabalhando no segmento eólico e a pernambucana Tecomat Engenharia, na área de tecnologia, tem prestado alguns serviços na área. Atualmente, a empresa atua em oito parques eólicos, localizados nos Estados de Pernambuco, Piauí, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba, já tendo operado em mais de 30 parques.

Dentre os serviços prestados, o controle tecnológico do concreto das bases é um dos mais importantes. “O custo de manutenção da base de um aerogerador é muito alto para o empreendedor e por isso o nosso serviço é significativo, pois garante a confiabilidade na vida útil da peça”, revela o engenheiro civil da Tecomat, Thiago Rosado. “Já recebemos, por exemplo, demandas para avaliação em projetos que tiveram elevações de temperatura do concreto superiores a 80° C, para realizar ensaios e elaborar um diagnóstico com o intuito de verificar se é necessária alguma intervenção, bem como outros, que apresentaram resultados de resistência à compressão inferiores ao previsto no projeto”.

Outras falhas técnicas que podem acontecer são a adição de aditivos em quantidades inadequadas durante a produção do concreto, ou mesmo utilização errônea da folga de água, o que pode vir até a inutilizar a estrutura da base de um aerogerador, e a falta de confiabilidade nos resultados por inconsistências técnicas, decorrente de processos ineficientes ou deficitários dentro laboratório da obra.

Para o engenheiro Thiago Rosado, é importante também que as camadas de solos das vias de acesso aos parques eólicos sejam controladas, por meio de ensaios de densidade in-situ, e que a capacidade de carga seja verificada em um ensaio de placa. “Os guindastes pesam muitas toneladas e uma possível paralização dos serviços devido a um deslocamento de solo devido ao excesso de carga aplicada ocasionaria um enorme prejuízo para o cliente, se pensarmos que os empreendimentos custam milhares de reais”, observa o engenheiro.

Outros serviços prestados pela Tecomat no segmento de eólicas são o controle tecnológico de graute, com ensaios de tração na flexão e compressão em corpos de prova prismáticos, controle tecnológico de concreto para fábricas de pré-fabricados em concreto, monitoramento de temperaturas em elementos massivos de concreto, além de ensaios especiais de agregados, de reatividade álcali-agregado, análises em água para amassamento de concreto, entre outros.