WHAT'S NEW?
Loading...

Redução de custos no corte de dentes de engrenagens

Resultado de imagem para Blaser Swisslube Especialistas Encontram Especialistas

Considerado um nicho muito específico dentro do segmento de usinagem, a produção de engrenagens tem poucas oportunidades para debater novas tecnologias, novos processos. Daí, o acerto da Blaser Swisslube em escolher o corte de dentes de engrenagens como o tema da mais recente edição do seu evento “Especialistas Encontram Especialistas”. Realizado na última sexta-feira (4), em Indaiatuba (SP), o evento atraiu o interesse de mais de 50 profissionais, incluindo representantes de empresas como ZF, Eaton e SEW-Eurodrive, além dos principais fornecedores de máquinas e ferramentas para o corte de engrenagens.

Foram apresentadas duas palestras no encontro que mostraram resultados de redução de tempo de ciclo e de custos. Uma delas voltada para a produção de engrenagens de grande porte e outra para a produção de engrenagens de menor porte, para a indústria automotiva.

Abel Tito Braga de Oliveira, engenheiro de Processos da SEW-Eurodrive, apresentou o tema “Utilização de caracol com insertos intercambiáveis de metal duro”. Oliveira contou que o projeto da empresa foi iniciado em 2012 e visava eliminar gargalos na produção de engrenagens, que estavam exigindo a aquisição de novas máquinas. “O objetivo era o mostrar a viabilidade técnica e econômico-financeira de substituir as ferramentas caracol de HSS revestido por insertos de metal duro”, disse.

Os resultados comprovaram a viabilidade, especialmente no caso de módulos grandes (dentes de engrenagem a partir de 6 até 19). “Em alguns processos atingimos redução do tempo de ciclo de 8 a 9 vezes”, disse. Atualmente, o processo já é considerado maduro na empresa e o objetivo inicial (eliminação de gargalos) foi atingido. Os trabalhos realizados são a base da tese de mestrado que Oliveira irá defender na Unicamp em breve.

Consultor independente, com mais de 40 anos de experiência em projeto de ferramentas e usinagem de engrenagens, João Quirino apresentou “Uma contribuição ao desenvolvimento do processo de corte de dentes de engrenagens com ferramenta caracol”. A palestra teve como base o trabalho desenvolvido há cerca de dois anos em um fabricante de engrenagens para o setor automotivo.

No trabalho, Quirino conta que empregou uma ferramenta de aço sinterizado e, como resultado, se obteve redução de 50% dos custos na comparação com o processo anterior. “Mas a produção de engrenagens é um processo complexo. Não é só a ferramenta, envolve uma análise da ferramenta, da matéria-prima, do revestimento, da máquina. É um campo amplo e é preciso entender o conjunto para se atingir os resultados”, explicou.

Para Anselmo Diniz, professor da Unicamp e coordenador do “Especialistas Encontram Especialistas”, o evento foi bem-sucedido. “A qualidade dos trabalhos apresentados proporcionou um excelente debate ao final dos trabalhos, quando a plateia trouxe várias questões do dia-a-dia dos profissionais no chão de fábrica, promovendo a ampliação e o aprofundamento da discussão do tema proposto”, disse.

“Atingimos nosso propósito, que é o de fomentar o debate e a divulgação do conhecimento”, afirmou Alessandro Alcantarilla, gerente-geral da Blaser Swisslube do Brasil. “A produção de engrenagens é um processo de alta complexidade, detalhado, que exige muito conhecimento e produtos e serviços e serviços de alta qualidade e tem carência de oportunidades para a discussão do tema, prova disso é que mais de 90% dos convidados estiveram presentes”, disse.