WHAT'S NEW?
Loading...

Ford Camaçari trabalha com capacidade máxima

Resultado de imagem para Ford Camaçari trabalha com capacidade máxima

Na semana passada, a Ford comemorou a marca de 3 milhões de veículos fabricados no Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia, 15 anos após a instalação da unidade. Com capacidade de produção de 250 mil veículos por ano, o complexo da Ford na Bahia trabalha em três turnos e é responsável pela fabricação dos compactos Ka e Ka+ e o EcoSport.

“Este é um grande momento da fábrica de Camaçari”, disse Silvio Illi, gerente da unidade. “Estamos operando com capacidade máxima, com o sucesso do Ka e a chegada do Novo EcoSport. Trata-se de um dos maiores programas de desenvolvimento de veículos já realizados pela Ford, liderado pelo Brasil junto com outros centros de engenharia da marca no mundo.”

O complexo industrial da Ford na Bahia foi inaugurado em outubro de 2001, produzindo inicialmente a Courier e logo depois o Fiesta RoCam. A partir de 2003 iniciou também a produção do EcoSport e, desde 2014, passou a montar a atual geração do Ka - ocasião em que o New Fiesta começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

Do total dos veículos produzidos em Camaçari, 30% foram exportados para países da América do Sul e para o México. O veículo que simbolizou os “3 milhões” foi um modelo do Novo EcoSport 2018, que recentemente entrou em linha de produção.

A Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Nordeste e pioneira também com a fábrica de motores 1.0 TiVCT de três cilindros, que equipa a linha Ka. Com o conceito de condomínio industrial, em parceria com os fornecedores, e usando tecnologias avançadas, o complexo da Ford em Camaçari é um dos mais modernos e produtivos do mundo.

 “O impacto da Ford na região foi muito significativo nestes 15 anos. Houve muitas mudanças positivas no entorno de Camaçari, com a atração de empresas e melhorias na infraestrutura que beneficiam todos os setores de atividade”, completa Silvio Illi.

A fábrica gera atualmente cerca de 7.600 empregos diretos, sendo aproximadamente 70% da Ford e o restante dos quase 20 fornecedores instalados na planta. Todo o Polo Industrial de Camaçari emprega 15 mil pessoas diretamente.

O complexo da Ford também representou a transferência de tecnologia para a região. Ele é sede do Centro de Desenvolvimento do Produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo, com equipes de engenharia e design e recursos avançados para a criação, certificação e homologação de automóveis, picapes, utilitários e caminhões.

O lançamento do Novo EcoSport representou mais uma fase de modernização da fábrica de Camaçari. A Ford realizou grandes investimentos na linha de montagem para a produção do utilitário esportivo, que incluíram a instalação de 22 novos robôs na área da carroceria e um sistema a laser de altíssima precisão para a furação da parte dianteira do veículo. Foram feitas também mudanças na logística interna e instalados novos manipuladores pneumáticos e sistemas de controle na linha de montagem para acompanhar os avanços na tecnologia do produto.