WHAT'S NEW?
Loading...

Polo Naval de Rio Grande poderá encerrar atividades e desempregar milhares de trabalhadores


Já não se sabe se é uma decisão do Governo Temer, através do Ministério das Minas e Energia, ou se da própria Petrobras. O que se tem certeza é que a decisão de não dar prosseguimento as obras da P-71, está colocando  um ponto final e aniquilando o Polo Naval de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A pá de cal foi colocada numa reunião entre o Prefeito de Rio Grande,  Alexandre Lindemeyer, o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, Benito Gonçalves, o Vice-Reitor da Universidade Federal de Rio Grande, Danilo Giroldo, com o Secretário de Minas e Energia, Márcio Felix Bezerra e dois representantes da Petrobras, os gerentes Leandro Nunes, baseado em Brasília, e Flávio Casanova, que foi Gerente Geral do Comperj, no auge das obras da refinaria. Não houve rodeios.

A mensagem é que a Petrobras não vai concluir no Brasil  a Plataforma P-71 que está no Estaleiro ERG. A estatal não tem planos para os Estaleiros de Rio Grande, depois de terminada em dezembro  a integração da Plataforma P-74, como está previsto. Assim como para o Estaleiro QGI, depois que terminarem as obras de  montagem  dos módulos das Plataformas  P-75 e da P-77.  Os estaleiros de Rio Grande já tiveram 24 mil trabalhadores. Hoje,  são apenas 3.500. Em dezembro deste ano, deverá ser de zero.

Resultado de imagem para Polo Naval de Rio Grande inauguraçaoA Plataforma P-71, bastante adiantada, deverá ser mandada para a China, muito embora seja muito mais econômico que se termine obra onde está. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos diz que o custo para se concluir a plataforma na China,  ficaria quase três vezes  mais caro do que se terminar a obra no Estaleiro ERG. Numa entrevista a Rádio Gaúcha, Parente disse que:

“ A  Petrobras não poderia ser responsável por políticas públicas e que atrasos e a prática de preços acima dos estipulados em encomendas de cascos de plataformas de petróleo feitas no Brasil foram muito ruins para a companhia.”

A cidade de Rio Grande que recebeu cerca de 23 mil profissionais imigrantes de outros Estados, hoje tem um cenário de horror. Centenas de empresas e lojas fechadas. Mais de 65 % de seus moradores tem os nomes negativados no Serasa. Todo comércio vive um momento de  perplexidade e insegurança. Os índices de violência saltaram. Há assaltos a toda hora e nenhuma área da cidade é segura atualmente.  A única promessa feita pela dupla de gerentes da Petrobras na reunião foi que se criaria um grupo de trabalho para fazer um apelo à Modec,  que foi escolhida mas não anunciada oficialmente, a empresa vencedora da licitação da Plataforma de Sépia. Os gerentes disseram aos representantes da cidade de Rio Grande que pediriam  aos japoneses contratassem algumas obras no Brasil. O que valeu o seguinte comentário do presidente do sindicato de metalúrgicos:

“ Nós somos o dono da bola, do jogo de camisas, do campo, e vamos implorar ao estrangeiro para escalar o nosso time. É uma situação humilhante.”

Resultado de imagem para Polo Naval de Rio Grande inauguraçaoO prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, depois da reunião em Brasília, disse que entendeu bem  claro a mensagem do governo federal e da Petrobras:

“O recado foi dado, se depender da política da Petrobras e do Ministério das Minas e Energia, os estaleiros serão fechados”.

No final do ano passado, cerca de 3,2 mil trabalhadores foram demitidos no estaleiro da Ecovix e, um mês antes, o polo naval já tinha contabilizado 800 desligamentos. Em dezembro, as ações na P-71 também pararam. O prefeito adverte que em Rio Grande  a indústria naval na região encerre as atividades. Lindenmeyer espera que o governo gaúcho assuma um papel de protagonista em defesa do polo naval junto ao presidente da República, Michel Temer.

A prefeitura de Rio Grande está organizando um ato para o dia 29 de abril, e há a possibilidade  da presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento. O sindicato dos metalúrgicos promete a realização de mobilizações, mas não revelou quais serão os planos dessas ações.