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Conheça o primeiro ônibus brasileiro movido a GNV/biometano

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Apresentado pela Scania, numa parceria com a Comgás e Agility, o veículo está sendo usado nos traslados do aeroporto de Viracopos até o local do evento, o Expo Dom Pedro. E depois fica à disposição para visitas dos participantes do Fórum.

Eduardo Monteiro, responsável por desenvolvimento do mercado de Ônibus Urbanos da Scania no Brasil, disse ao Diário do Transporte que o ônibus Scania, que utiliza como combustível biometano, GNV ou uma mistura de ambos em qualquer proporção, “vem despertando o interesse da sociedade como uma solução para uma mobilidade urbana mais sustentável, considerando os aspectos tecnológicos, ambientais e econômicos”.

Eduardo conta que o ônibus chama a atenção pela redução de custos operacionais por quilômetro rodado. “Além da diminuição da poluição sonora e de emissões, pois em comparação com um veículo similar a diesel, ele emite 85% menos gases poluentes, se abastecido com biometano, e 70%, se estiver movido com GNV”, completa.

Parceira da Scania no evento, a Comgás ressalta as conquistas da junção de esforços. Ricardo Vallejo, gerente de marketing GNV da Companhia, relatou ao Diário do Transporte as vantagens do uso do gás natural. “Ele possui baixos índices de poluição global e local. Ou seja, é uma energia limpa, que pouco contribui para o crescimento do efeito estufa, e afeta menos a saúde das pessoas se comparado a combustíveis fósseis, por exemplo. Além disso, tem uma excelente competitividade em comparação aos combustíveis de baixo custo, como o diesel e biodiesel”, afirma.

Resultado de imagem para K280 UB 6X2* Comgás e Agility “O trabalho conjunto com a Scania é importantíssimo para desenvolver e estimular ainda mais a utilização desse combustível em frotas de ônibus”, completa Vallejo.

Além da Comgás, a Agility Fuel Solutions também apoia a exposição do ônibus no Fórum Brasil de Gestão Ambiental. A Agility é fornecedora de soluções para a mobilidade sustentável, por meio da fabricação de cilindros de fibra de carbono e outros componentes para o sistema de armazenamento de gás natural. Antonio Bermudo, diretor de vendas da empresa, conta que os equipamentos da Agility permitem o uso seguro e efetivo do gás natural como combustível em ônibus. “E, garantem um retorno rápido do investimento”, afirma.

Realidade já reconhecida nos países europeus, o ônibus movido a biometano ou GNV (ou ainda na mistura de ambos), precisou de adaptações para ser lançado no Brasil. Isso para oferecer todas as vantagens de um produto inovador, plenamente adaptado às necessidades do operador brasileiro. A Scania iniciou então um projeto que exigiu um novo layout da carroceria.

O modelo recebe um trem de força Scania que além de atender, supera a geração mais avançada da legislação de emissões, a Euro 6. No Brasil, a lei atual exige conformidade com a norma equivalente a Euro 5.

Para se tornar um ônibus movido a biometano e GNV não são necessárias muitas mudanças na carroceria tradicional. Os cilindros de gás podem ser instalados no teto ou abaixo do assoalho.

A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos: o K 280 4×2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento. O K 280 6×2, de 15 metros de comprimento e dois eixos direcionais. Ambos equipados com motor de 280 cavalos. E o articulado K 320 6×2/2, de 18 metros, com propulsor de 320 cavalos.

O Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado entre os dias 10 e 12, foi organizado pela Prefeitura de Campinas, Ministério do Meio Ambiente e Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente. O evento, que conta com o apoio da Unicamp, reúne representantes do poder público e sociedade civil com o objetivo de estimular e articular as diversas iniciativas que visam ao fortalecimento da gestão ambiental e à promoção da sustentabilidade, podendo levar ao intercâmbio de experiências e visões entre os diferentes agentes envolvidos.