WHAT'S NEW?
Loading...

Assoreamento do Canal de Santos provoca prejuízo milionário no porto

Resultado de imagem para Assoreamento do Canal de Santos

Navios de grande porte não estão conseguindo entrar no porto de Santos, o que está causando prejuízos milionários. Os navios estão entrando e saindo do porto de Santos mais leves, com menos carga porque, se estivessem cheios, ficariam encalhados.

A profundidade do canal é de 15 metros. Com a movimentação da água há o acúmulo de sedimentos no fundo do mar. Em alguns pontos os sedimentos se acumularam tanto que a profundidade diminuiu em 90 centímetros.

O Sindicato das Agências de Navegação (Sindamar) diz que essa diminuição tão rápida na profundida indica que a dragagem, um importante serviço de manutenção, não foi feita corretamente. A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que administra o porto, nega e diz que o problema foi causado por chuvas intensas e movimentação das marés.

Impacto na economia

O maior porto do país, que está batendo recordes de movimentação de cargas, deve apresentar números bem menores este mês. Desde o dia 30 de junho, quando o problema começou, mais de 10 mil contêineres não saíram do porto.

Cada navio que exporta grãos, deixa de embarcar dez mil toneladas. Os navios de importação também estão sendo muito prejudicados. Os armadores, donos de navios de cargas, dizem que já perderam mais de US$ 20 milhões.