WHAT'S NEW?
Loading...

Os 10 maiores poluidores

Resultado de imagem para maiores poluidores do mundo

O presidente americano Donald Trump anunciou que vai retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. Ele diz que o documento, assinado por 190 países em 2015, é injusto com economia do seu país. Será mesmo? Um gráfico recém-lançado pelo World Resources Institute (WRI), entidade focada em pesquisas ambientais, mostra que, em termos de poluição, as maiores economias são as que mais contribuem negativamente.

 Na ponta do ranking encontram-se China e Estados Unidos. Juntas, as duas maiores potências econômicas do mundo respondem por mais de 40% das emissões globais de gases do efeito estufa.

DIN1021-sustenta2

Somando-se a eles a União Europeia, que se fosse um país estaria na terceira posição, verifica-se que os três maiores poluidores globais concentram mais da metade do total de gases emitidos. Os 10 maiores emissores produzem um volume 14 vezes maior do que a soma dos 100 menores. Três quartos das emissões estão concentrados nas mãos desse grupo. O Brasil, nona maior economia do mundo, encontra-se na sétima posição entre os poluidores, responsável por 2,33% dos gases que contribuem para o aquecimento global.

O setor de energia é, de longe, o maior emissor, representando mais de 70% do total. Apesar de serem referentes a 2013, os dados são os mais atualizados disponíveis. Trump deveria rever seu conceito de justiça.